Ir para o conteúdo principal

Ciclo PDGC 2020 está aberto

Promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Esse é o principal objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que está com o ciclo 2020 aberto para as cooperativas participarem.

Através de um instrumento de avaliação, o PDGC torna possível a verificação de um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. Este diagnóstico é realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua de cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários, um sobre Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB, e o outro sobre Gestão, que avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebe de forma automática uma devolutiva, onde é possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa a partir das oportunidades de melhoria apresentadas.

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

O sistema de autoavaliação também apresenta um gráfico radar, com a pontuação da cooperativa em cada Critério de Excelência: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

Dentro do PDGC também existe o Caminho para a Excelência, que traz quatro estágios de maturidade da gestão, cada qual com um instrumento de avaliação e pontuação próprios.

COMO PARTICIPAR

Confira as etapas e saiba como participar.

Ficou curioso sobre o PDGC e como o programa pode guiar sua cooperativa para a Excelência na Gestão? Então clique aqui e saiba mais! E confira também o vídeo na sequência para ficar por dentro do PDGC.

Em caso de dúvidas entre em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail guilherme-quadros@sescooprs.coop.br.