Ir para o conteúdo principal

Camnpal inaugura agroindústria em Faxinal do Soturno

Fundada em 3 de fevereiro de 1963, a Camnpal – Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma inaugurou no último dia 7 de fevereiro, em Faxinal do Soturno, sua nova planta industrial. Na presença de autoridades locais e de representantes cooperativistas, o presidente da cooperativa, Euclides Vestena, recepcionou cerca de 500 convidados, com destaque para associados, fornecedores e colaboradores da cooperativa. Dentre as autoridades, participaram os deputados Pedro Westphalen, que representou a Câmara dos Deputados, o deputado estadual Adolfo Brito, e os presidentes de entidades cooperativistas, Vergilio Perius, do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Paulo Pires, da FecoAgro/RS e Caio Vianna, da CCGL.

O presidente da Camnpal, que tem sede em Nova Palma, Euclides Vestena, disse na oportunidade que os 57 anos de cooperação refletem a grandeza do cooperativismo praticado pela organização. Ele disse que a agroindústria é a materialização do trabalho árduo dos seus associados e colaboradores.

“A Camnpal se expandiu e trouxe novas perspectivas de desenvolvimento, diversificando seus produtos e serviços, e aqui nesta planta industrial agregaremos valor ao trabalho de nossos associados”, enfatizou. Na nova indústria, serão processados feijão, milho, soja, trigo, dentre outros produtos. O presidente agradeceu também a participação de conselheiros, colaboradores e autoridades para celebrar mais uma de nossas conquistas, resultado da cooperação e união.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, reconheceu a história da cooperativa e o fundamental trabalho dos imigrantes italianos que colonizaram a região. Disse que

“os que aqui chegaram com suas malas de roupas e suas esperanças, com uma enorme fé que se reproduz até hoje, possuíam uma enorme capacidade de trabalho. Trabalho este muito cooperativo, de união, de integração, e essas obras coletivas estão aqui hoje expressadas nesta agroindústria, que reúne estes seis mil associados e suas famílias, num total aproximadamente 30 mil pessoas”, salientou. Perius destacou também o percentual de 88% de pequenos produtores rurais dentre os associados e a qualidade dos produtos que a Camnpal oferece aos consumidores, com constantes investimentos em tecnologia.

A Camnpal opera em nove municípios do Rio Grande do Sul com 18 unidades. Em 2019 teve um resultado de R$ 26 milhões. Os produtos da cooperativa são comercializados com as marcas Caldo de Ouro e Bella Dica. Na solenidade, além dos pronunciamentos dos presidentes da Camnpal e da Ocergs, falaram aos presentes o prefeito de faxinal do Soturno, Clovis Montagner, o presidente da FecoAgro, Paulo Pires, da CCGL, Caio Vianna e os deputados Pedro Westphalen e Adolfo Brito. Após a benção do padre Jerônimo Brixner, a indústria foi visitada pelos presentes.