Ir para o conteúdo principal

Certel anuncia construção de sua quinta hidrelétrica

Com 64 anos de história a serem comemorados em 19 de fevereiro deste ano, a Certel anuncia a construção da sua quinta hidrelétrica, a Vale do Leite, que se localizará no Rio Forqueta, entre os municípios de Pouso Novo e Coqueiro Baixo. A usina terá 6,4 MW de potência instalada e sua construção iniciará este ano.

A quinta geradora se somará às já existentes: Salto Forqueta (6,1 MW, no Rio Forqueta, entre Putinga e São José do Herval, inaugurada em 2002), Boa Vista (700 kW, no Arroio Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela, inaugurada em 2005), Rastro de Auto (7,02 MW, no Rio Forqueta, entre São José do Herval e Putinga, inaugurada em 2013) e Cazuza Ferreira (9,1 MW, no Rio Lageado Grande, no Distrito de Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula, inaugurada em 2016, em sociedade com Coprel e Geopar).

Lançamento oficial

E o lançamento oficial deste novo empreendimento hidrelétrico vai justamente marcar o aniversário da Certel. Na próxima quarta-feira, 19/2, no CTG Tropilha da Serra, em Pouso Novo, a direção da Cooperativa irá se reunir com lideranças locais, regionais e estaduais, além de representantes das entidades financiadoras da obra, as cooperativas Sicredi (Ouro Branco, de Teutônia; Integração RS/MG, de Lajeado; Região dos Vales, de Encantado; e Botucaraí, de Soledade), para lançar o empreendimento.

“Avaliamos como um grande presente a todos os associados, uma vez que, ampliando nossa geração própria, contribuímos para o fortalecimento da qualidade no fornecimento de energia. Isso, somado aos demais investimentos realizados constantemente pela Certel, como a recente conexão à nova subestação de Costão, em Estrela, demonstra que a Cooperativa possui um planejamento alinhado às necessidades da região, com muito foco às melhorias socioambientais e de qualidade de vida”, analisa o presidente da Certel, Erineo José Hennemann.

“O lançamento da obra da hidrelétrica também representa a força da intercooperação dos ramos Infraestrutura e Crédito, uma vez que, de forma inédita, quatro cooperativas do Sistema Sicredi irão financiar todo o empreendimento. É o cooperativismo se desenvolvendo cada vez mais, mantendo seus recursos na região, em benefício da qualidade de vida das suas próprias comunidades”, completa.

No evento, também ocorrerá a entrega, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) da Licença Prévia para início das obras da Hidrelétrica Vale do Leite; assinatura de financiamento de R$ 10 milhões com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para modernização da infraestrutura energética da região; e entrega do projeto civil de uma ponte sobre o Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Certel