Ir para o conteúdo principal

Ministra da Agricultura e governador do Estado participam da abertura da Expodireto

Foi aberta oficialmente na manhã de hoje (2/03), em Não-Me-Toque, a 21ª Expodireto Cotrijal, uma das principais feiras do agronegócio do Brasil. Na presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, dezenas de autoridades foram recepcionadas pelo presidente da Cotrijal, Nei Mânica. A feira vai até o dia 6 de março, em Não-Me-Toque, e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi representado na solenidade de abertura pelo diretor-secretário da entidade, Darci Hartmann. Durante a feira, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS recebe os cooperativistas e a comunidade gaúcha no Mundo Cooperativo Gaúcho, casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no parque da Expodireto.

Em sua saudação aos presentes, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ressaltou o protagonismo da Expodireto em ser um palco para as reivindicações do agronegócio e nas questões de inovação e tecnologia para os agricultores. Mânica destacou ainda a Arena Digital, que será realizada neste ano como uma das grandes novidades e reunirá 20 emopresas de tecnologia e seis startups, voltadas ao agronegócio. “A Arena será um grande laboratório de tecnologia e inovação, sempre em busca da conectividade de nossos agricultores, que sempre busca uma melhor e maior produtividade”, alertou. Por fim, o presidente da feira disse ser a Expodireto um trabalho feito conjuntamente pela grande família Cotrijal, que contempla 1700 colaboradores e oito mil associados.

A ministra contou que na Feira serão entregues 28 títulos de propriedade rurais a pequenos agricultores e ressaltou que uma das propostas do governo federal é entregar 600 mil títulos até o final do mandato. “É um gesto simbólico. Mas entregaremos para quem era refém e ficava esperando pelo título da sua pequena propriedade. Ano que vem estaremos aqui e entregaremos todos que forem possíveis”, destacou. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, representou o presidente da República, Jair Bolsonaro. Diversos deputados federais e estaduais, além dos senadores Luis Carlos Heinze e Lasier Martins, participaram da cerimônia de abertura.

O governador Eduardo Leite destacou a força do cooperativismo gaúcho e o que representa a Expodireto Cotrijal, organizada por uma grande cooperativa. Em seu pronunciamento, destacou também os investimentos feitos pelo governo do Estado na recuperação da RS 142, que liga Carazinho a Não-Me-Toque, e que é de fundamental importância para a região e para os que visitam e trabalham na Expodireto.

Com a presença de 80 países e 571 expositores, a expectativa é para mais uma grande Expodireto Cotrijal, que se encerra na próxima sexta-feira, dia 6 de março.