Ir para o conteúdo principal

Aprendiz Cooperativo da Cotrijal formou turmas durante a Expodireto

“Abre muitas portas pra nossa vida”. Assim definiu a formanda Bruna Eduarda Beus, 17 anos, moradora de Não-Me-Toque. Além dela, outros vinte e quatro jovens participaram da formatura da 19ª e 20ª turmas do Programa Aprendiz Cooperativo, no dia 5 de março, na Casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na Expodireto Cotrijal. O programa é uma parceira entre Cotrijal, Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Coeducars.

O objetivo é ensinar e preparar jovens de 14 a 24 anos para o início da vida profissional, a partir de uma visão técnica, ética e cidadã. As turmas completas são compostas por 40 alunos, os 15 ausentes na formatura já foram efetivados no mercado de trabalho. Quatro deles foram contratados pela própria Cotrijal, um na parte administrativa e os demais no supermercado, como é o caso de João Victor Soder, 16 anos.

Para ele, a experiência foi ótima, ajudando-o a superar alguns desafios, como a timidez. “A cada dia estou melhorando. Fui efetivado, trabalho no supermercado sede, na Cotrijal, sou empacotador, com muito orgulho”, destacou.

Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal, destacou a importância do programa em transmitir conhecimentos aos jovens. “A inovação é muito rápida e vocês são as pessoas que vão fazer uso dessas novas tecnologias que vêm por aí. Estão sendo preparados para o mercado e o mercado está permanentemente em busca de profissionais qualificados”, ressaltou.

Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, disse que o programa é o primeiro passo para que os jovens tenham um emprego e os incentivou a seguirem estudando. Também participaram da formatura Simone Rohrig, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal; Renato Nóbile, superintendente do Sistema OCB; Ricardo Lermen, presidente da Coeducars; e Leila Váler, como professora representante da turma.

O Programa na Cotrijal

Com mais de 500 jovens formados, o Aprendiz Cooperativo na Cotrijal teve início em 2008. A média é de 90 aprendizes a cada ano, totalizando, até agora, 500 jovens formados. Mais de 160 já foram contratados. As aulas duram um ano e meio, envolvendo teoria e prática.