Ir para o conteúdo principal

Ocergs participa da troca de comando da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, participou da posse do deputado Edson Brum na presidência da Frente Parlamentar da Agricultura Gaúcha (FPA) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O cargo era ocupado pelo deputado Rodrigo Lorenzoni. Além da Ocergs, outras entidades e cooperativas gaúchas ligadas ao setor primário participaram da solenidade, que contou com a presença do deputado Alceu Moreira, presidente da FPA nacional. A transmissão de posse aconteceu na presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Ernani Polo.

O presidente Ernani Polo agradeceu o trabalho executado por Lorenzoni e enalteceu o conhecimento do setor pelo sucessor Edson Brum. Polo, acolhendo a sugestão do deputado federal Alceu Moreira, anunciou a criação do “Instituto Pensar Agropecuária” na Assembleia Legislativa. Sobre a situação dos produtores gaúchos penalizados com a seca que se prolonga desde o início do verão, o presidente da Assembleia resumiu em uma palavra: “desesperadora”. Para ele, o Estado e a União devem ter várias linhas de ação, procurando atender desde a falta de água para consumo até a renegociação de dívidas.

Ao se despedir da presidência da Frente, o ex deputado Rodrigo Lorenzoni lembrou as pautas trabalhadas pela Frente da Agropecuária em 2019. Ele destacou o debate a respeito da obtenção do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação no Rio Grande do Sul e a busca pela agregação de inovação e tecnologia no campo.

Edson Brum considerou que o Estado se movimenta a partir da terra. O parlamentar, citando o trabalho conjunto com a Comissão de Agricultura da Assembleia, avaliou que o momento da agricultura no RS é desafiador, referindo-se à crise hídrica que afeta o campo gaúcho. Brum, que já foi presidente da Comissão de Agricultura, admitiu que a falta de uma política de irrigação é um grande erro. Ele disse que com urgência o governo estadual e federal devem estender a mão para quem está sem água para o consumo humano, entre outras ações para minimizar os prejuízos dos produtores rurais. Além da estiagem, Brum elegeu os temas da febre aftosa e a crise do leite como destaques na pauta da Frente neste ano.

O deputado Federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional, prestigiou a cerimônia e foi o responsável pela sugestão da criação do “Instituto Pensar Agropecuária”. Para Moreira, o setor necessita agregar conhecimento técnico e unificar demandas. “Precisamos estar sempre preparados, com respostas urgentes e prontos para defender a agropecuária”, observou.

Com informações e fotos da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa