Ir para o conteúdo principal

Mensagem de solidariedade cooperativa durante o Covid-19

Esta semana, o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, enviou uma mensagem em vídeo ao movimento cooperativo, oferecendo seu apoio durante esse tempo de testes do COVID-19. Na breve mensagem, que enviou de sua casa, Guarco incentiva a comunidade cooperativa a unir-se na prevenção do vírus.

Os líderes cooperativos de todo o mundo estão convidados a transmitir essa mensagem às suas comunidades e membros cooperativos para oferecer apoio e solidariedade.

Confira o vídeo em espanhol e abaixo, a tradução em português:

.

Queridos colegas, queridos amigos!

Hoje estou em Coronel Pringles, minha cidade natal, na Argentina, trabalhando em minha casa, como milhares de argentinos e como milhares de cooperativistas em todo o mundo. 

Gostaria de aproveitar este momento e esta ocasião para fazer uma homenagem a todos aqueles colegas cooperativistas que estão trabalhando para fazer da nossa vida, uma vida o mais normal possível, a todos aqueles que trabalham nas cooperativas de saúde, cuidando-nos, protegendo-nos, mesmo que colocando em risco sua própria vida; ou aqueles cooperativistas que trabalham nas cooperativas de produção, de transporte ou de consumo, assegurando o alimento de cada dia; ou aqueles que trabalham nas cooperativas de serviços públicos, fazendo com que os serviços essenciais como a luz, a água e tantos outros serviços sociais estejam em pleno funcionamento e nos garantam a continuidade na prestação desses serviços; ou a todos aqueles que trabalham nas cooperativas de telecomunicação, fazendo com que a comunicação virtual tão importante nesse momento seja possível; e tantos outros companheiros em tantas outras cooperativas.

Para nós, que trabalhamos em nossas casas, a grande contribuição que podemos dar e a grande ferramenta que temos é o isolamento para que evitar que este vírus se espalhe ainda mais. Estou absolutamente convencido de que sairemos dessa crise econômica e de saúde, mas faremos com a solidariedade de cada um de nós.

Hoje mais do que nunca quero mandar a vocês – à distância – um forte abraço cooperativo e ratificar meu compromisso de contribuir para que este vírus não se expanda, isolando-me e ficando em minha casa.

Fonte: Alianza Cooperativa Internacional (ACI)