Ir para o conteúdo principal

Usina de Compostagem da Ecocitrus implanta plano de prevenção individualizado frente ao coronavírus

A Usina de Compostagem da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) desempenha um serviço essencial, o que impossibilita a suspensão das atividades frente ao avanço da pandemia de coronavírus. Entretanto, de forma a garantir a segurança de toda a população, a entidade estudou individualmente cada colaborador, colhendo informações a respeito da posição de trabalho, condições de saúde, moradia e núcleo familiar. A partir desta segunda-feira, 23, afastou dez funcionários que integram o grupo de risco à Covid-19 e aqueles que moram com pessoas que apresentam condições de saúde mais frágeis ou com idade acima de 60 anos.

De acordo com o vice-presidente da Ecocitrus, Marcos Lottermann, o estudo individual é importante porque permite o monitoramento mais próximo de cada funcionário, oferecendo, inclusive, apoio psicológico. “Não temos possibilidade de interromper as atividades. Tratamos resíduos agrossilvopastoris, ou seja, aqueles do setor alimentício. Se pararmos, as indústrias de alimentação também param”, explica Lottermann, que avalia, para a semana que vem, um plano de revezamento, reduzindo ainda mais a circulação de pessoas na planta da unidade em Montenegro – RS.

Os funcionários do setor administrativo e comercial já operam de forma remota, em home office. Além do estudo individual, a Ecocitrus ofereceu, desde quarta-feira passada, 28, treinamento aos colaboradores com as medidas de segurança necessárias e segue todas as orientações dos órgãos de saúde. Há a disponibilização de álcool em gel, informações aos motoristas terceirizados que entregam os resíduos das empresas e respeito à distância mínima exigida para evitar o contágio.

“É importante frearmos o avanço do vírus em escala mundial. A Ecocitrus tem feito sua parte e, para isso, estudou o contexto em que ele pode se disseminar, garantindo a continuidade dos nossos serviços, que são essenciais, e a segurança dos colaboradores e da população”, completa Lottermann. “Nosso compromisso é com o meio ambiente e com a saúde pública também”, finaliza.

Sobre a Ecocitrus

A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí foi fundada em novembro de 1994, por meio de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, iniciado com o Projeto PRORENDA, e conduzido, no Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com a colaboração da GTZ (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica). 14 citricultores são sócios-fundadores da entidade, que hoje conta com mais de uma centena no quadro de associados.

A Ecocitrus é uma cooperativa consolidada no mercado, reconhecida internacionalmente pela produção de citros no modelo agroecológico em sua agroindústria. A produção atual de sucos e óleos essenciais orgânicos é exportada a países como França e Alemanha.

A Usina de Compostagem, por sua vez, é reconhecida internacionalmente e instalou, ano passado, seis biodigestores em escala inovadora no Brasil para garantir, ainda mais, a qualidade do tratamento de resíduos. O produto final é transformado em biofertilizantes, que são oferecidos gratuitamente a todos os associados da cooperativa e a qualquer agricultor interessado.

Assim, a cooperativa completa todo o ciclo de produção, da produção de citros até seu beneficiamento e comercialização, bem como o tratamento de resíduos e posterior transformação em adubo, beneficiando diretamente os agricultores e agricultoras associados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ecocitrus