Ir para o conteúdo principal

Sicoob SC/RS amplia prazos, diminui juros e adota medidas para auxiliar os associados

O Sicoob SC/RS, preocupado com os impactos e consequências da Covid-19, está realizando em Santa Catarina e Rio Grande do Sul ações de acolhimento e amparo aos seus associados, funcionários e à sociedade, reafirmando os verdadeiros valores do cooperativismo.

O Sicoob SC/RS tem seguido as orientações e recomendações de isolamento social, manteve o atendimento aos cooperados com equipes em teletrabalho e atendimento presencial de forma comedida nas agências, dando todo suporte e apoio necessários aos seus cooperados e funcionários.

Segundo o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “estamos cientes da responsabilidade para com os nossos associados, funcionários, dirigentes e parceiros. Por isso, unimos nossos esforços aos das autoridades municipais, estaduais e federais, para enfrentar a pandemia do vírus Covid-19. O desafio é enorme, mas é possível vencê-lo, sobretudo se nos apoiarmos nos princípios cooperativistas de cooperação e solidariedade”.

Rui Schneider da Silva lembrou que o cooperativismo nasceu para solucionar um grave problema social. Superou muitas dificuldades e se consolidou como um novo modelo de fazer negócios, em todo o mundo, baseado na ajuda mútua, na cooperação, pondo o ser humano acima do lucro. “É hora de reafirmar esses valores, sempre com a preocupação de manter a cooperativa saudável para que possa reverter eventuais prejuízos no menor tempo possível”, disse o dirigente, que também é vice-presidente do Sicoob Confederação e do Bancoob.

Soluções Sicoob

Em cada produto e serviço, o Sicoob avaliou quais ações poderiam resolver, de forma mais efetiva, os problemas do distanciamento social. Confira algumas das soluções:

Crédito

As cooperativas estão avaliando os casos que necessitam adicionar prazos às operações, renegociando e prorrogando parcelas. Em algumas localidades há ofertas de linhas emergenciais e carência para início dos pagamentos. Nas ações voltadas ao crédito sempre são observadas as regulamentações vigentes, condicionadas às análises de crédito. Alguns segmentos estão sofrendo o impacto da pandemia de forma imediata e o Sicoob tem buscando atender a todas as necessidades, inclusive utilizando recursos públicos que estão à disposição (BNDES/BRDE/Badesc).

As condições ofertadas são revisadas constantemente para garantir a saúde financeira dos associados e da própria cooperativa, proporcionando taxas e prazos especiais.

Crédito Consignado

No Crédito Consignado, para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, as taxas foram reduzidas nesse período e podem ser contratadas a partir de 0,89% ao mês, chegando ao máximo de 1,38% ao mês. Um apoio importante para o crédito foi a decisão do Governo Federal que reduziu para zero a alíquota de IOF, diminuindo os custos nas contratações de crédito.

Sipag

Os associados que possuem maquininha Sipag podem contar também com as taxas diferenciadas de antecipação de vendas, acesso a um capital de giro de autocontratação no próprio equipamento e pelo Aplicativo Sipag, Portal Sipag ou Central de Atendimento. Nos próximos dias, o Sicoob irá reduzir também os aluguéis das máquinas Sipag. Serão R$ 3 milhões em desconto aos associados mais afetados.

A Sipag também oferece modalidades de pagamento não presencial, como por exemplo a solução E-Commerce e Venda Digitada, opções estratégicas para alguns estabelecimentos durante esse momento de isolamento social.

O Sicoob oferece ainda Créditos Pré-Aprovados que podem ser contratados através dos canais digitais, condicionados à habilitação das agências e adesão dos cooperados.

Cartões Sicoobcard

Os cartões Sicoobcard tiveram a sua validade prorrogada para vencimentos nos meses de março, abril, maio e junho. Dessa forma, os cooperados podem continuar a realizar compras sem a necessidade de receber um novo cartão, ou seja, o associado não precisa ir até uma agência retirar o novo cartão ou se preocupar com o prazo de entrega dos Correios, pois seu cartão atual permanecerá ativo, com todos os benefícios. Para facilitar ainda mais, está no ar um novo Portal Sicoobcard (sicoobcard.com.br) completo de informações e dicas para deixar tudo mais simples, sem precisar sair de casa.

Outra grande novidade dos cartões Sicoobcard para esse período, lançado nesta segunda-feira (6), é um bônus de 50% de valorização dos pontos quando utilizada a opção de resgate de pontos de “Crédito na Fatura”. Essa solução de troca de pontos no Programa Sicoobcard Prêmios auxiliará o associado abater o saldo devedor da fatura.

Além das facilidades já informadas, os cartões Sicoobcard possuem taxas de juros rotativo inferiores à algumas taxas de cheque especial oferecidas pelos bancos. Também estão disponíveis as soluções de parcelamento de fatura, proporcionando uma distribuição do saldo devedor para as faturas seguintes e os portadores de Cartão BNDES emitidos pelo Sicoob, poderão optar por postergar as próximas parcelas.

Consórcio

Para os cooperados com cartas de Consórcio foi flexibilizado o prazo de cancelamento de cota em caso de inadimplência. Durante esse período, as cotas com até 180 dias ou seis parcelas em aberto, poderão recompor os valores em aberto, diluindo o saldo nas demais parcelas que estão a vencer. Já os consorciados contemplados com inadimplência, só receberão cadastro de restrições após 90 dias.

Os associados que tiverem interesse em adquirir cartas de Consórcios durante esses meses receberão desconto de 10% na taxa de administração, com facilidade de contratação e simulação através do Sicoobnet, sem sair de casa.

Investimentos

Os produtos de Investimentos não foram esquecidos. Diante do cenário econômico atual, intensificando a queda das carteiras de renda variável, o momento recomenda direcionar os investimentos em produtos conservadores, especialmente na renda fixa, perfeitos para quem está buscando soluções de rentabilidade e participação nas sobras. Os associados do Sicoob encontram a segurança do Fundo Garantidor (FGCOOP) em seus produtos de RDC, LCA e Poupança.

Os investidores em RDC contam com a praticidade de realizar suas transações pelos canais digitais, assim como a Poupança, que permite adesão pelo App Sicoob com poucos cliques.

Previdência

Os investidores que procuram diversificar e realizar seu planejamento de médio a longo prazo, têm a Previdência do Sicoob como opção, ofertando aos participantes uma das menores taxas de administração do mercado de previdência brasileiro.

Confira alguns benefícios que tornam o produto ainda mais atrativo: o planejamento sucessório com recursos não inventariáveis, que são repassados aos beneficiários identificados pelo participante, num curto espaço de tempo; o benefício fiscal que proporciona a dedução de imposto de renda de até 12% sobre a renda bruta anual, para quem realiza declaração no modelo completo; a flexibilidade para realizar alterações do plano de acordo com a necessidade do associado, disponibilidade de perfis de investimento do conservador ao arrojado, entre outros.

Os fatos têm sido muito dinâmicos e impactam diretamente todas as pessoas, empresas e organizações da sociedade. O Sicoob vem acolhendo e apoiando seus associados para uma travessia segura e vitoriosa. A qualidade no atendimento, que já é marca registrada do Sicoob, agora mais do que nunca está evidente no dia a dia, mesmo nos atendimentos a distância.

Para mais informações sobre as mudanças em produtos e serviços, os associados devem consultar a sua cooperativa e o seu gerente de relacionamento.

“Com a ajuda de todos, com esforço e cooperação, haveremos de vencer mais este desafio. Porque o Sicoob é feito de valores”, concluiu o presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.