Ir para o conteúdo principal

Languiru investe em sacolas ecológicas propondo engajamento da sociedade

Um grande desafio continua sendo eliminar ou amenizar o impacto ambiental de materiais com lenta decomposição, como o plástico, por exemplo. Nesse contexto, a Languiru buscou alternativa: os clientes dos supermercados da cooperativa têm a possibilidade de optar por sacolas ecológicas reutilizáveis.

Com estampas que destacam a causa ambiental, essas podem ser adquiridas nas recepções dos Supermercados Languiru. Além da consciência ecológica, o uso da sacola como hábito nas compras do dia a dia será recompensado com descontos. Ao somar R$ 300,00 em compras, o cliente resgata desconto equivalente ao valor investido na sacola.

Material

A sacola possui acabamento diferenciado, com alças de fita de algodão mais duráveis e que não deformam ou enrolam durante a lavagem, além do reforço na costura que suporta até 10kg. Na sua maior parte, a composição do material é de tecido sintético confeccionado a partir da reutilização de embalagens PET. Conforme o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, a cooperativa propõe algo diferente do tradicional. “Além de reduzir a demanda de novo material plástico, a concepção do projeto visa reutilizar embalagens plásticas já descartadas.”

Coleção

O gerente de Varejo, Robson Souza, observa que o plástico ainda é um material descartável muito presente e leva centenas de anos para decompor. “Queremos trabalhar a conscientização numa campanha de continuidade. Estudamos, inclusive, lançar novas sacolas temáticas para colecionar.”

Alinhamento mundial

As peças publicitárias da campanha destacam o período que as embalagens plásticas levam para se decompor e o seu impacto no Meio Ambiente. Durante o ano, outras práticas que a Languiru já desenvolve na área ambiental também serão divulgadas, alinhado à estratégia de comunicação e marketing da cooperativa e diretrizes internacionais do cooperativismo.

Anualmente, a Aliança Cooperativa Internacional, que representa as cooperativas a nível mundial, populariza o “Dia C”, iniciativa que marca o Dia Internacional do Cooperativismo e destaca o trabalho das cooperativas em prol de um mundo melhor. Para 2020, com a temática “Cooperativas por uma ação climática”, organizações de todo mundo são estimuladas a contribuir ainda mais com práticas de produção e consumo menos agressivas ao Meio Ambiente, com foco na reciclagem, no uso racional dos recursos naturais e na diminuição do aquecimento global. “Na Languiru, as sacolas ecológicas são uma iniciativa diretamente alinhada a esse objetivo”, destaca o gerente de Comunicação, Marketing e Cooperativismo, Alexandre Schneider.

Siga a hashtag #Coops4ClimateChange para conhecer mais a respeito e acompanhe as redes sociais dos Supermercados Languiru.

Fonte: Languiru