Ir para o conteúdo principal

Programa A União Faz a Vida inova e promove projeto em Espumoso

O Programa A União Faz a Vida, através da Sicredi Espumoso RS/MG em parceria com a Secretaria de Educação, lançou um projeto de formação pedagógica a distância para os professores da rede municipal. O “Construindo Novas Trilhas de Aprendizagem” será coordenado pela assessoria pedagógica do Programa, as empresas Greta e RJD Educação. Todo o cronograma funcionará de forma semipresencial e utilizará ferramentas modernas de educação como o Google For Education, a sala de aula virtual do Google e o Meet.

Os principais objetivos desta ação são: Oportunizar um espaço para a retomada dos fundamentos pedagógicos da BNCC e sua estrutura, como: área do conhecimento, componente curricular, objeto de conhecimento e habilidades; Proporcionar um repertório de saberes que possibilitem desenvolver práticas pedagógicas de acordo com as áreas do conhecimento; apresentar possibilidades de adaptação das estratégias pedagógicas, durante as atividades remotas, mediadas ou não pela tecnologia; Reforçar o papel do professor como colaborador da aprendizagem, como um pesquisador, um mediador da aprendizagem.

Os encontros serão organizados de acordo com a etapa da educação básica e por áreas do conhecimento, formando grupos por recortes a partir da organização da BNCC. Para o funcionamento das atividades, foram organizados nove grupos, separando os professores por área do conhecimento. Cada grupo terá um mediador especialista que irá conduzir os trabalhos.

As temáticas discutidas serão: Fundamentos pedagógicos da BNCC e área do conhecimento; Competências e habilidades; Estrutura do Ensino Fundamental: área do conhecimento, componentes curriculares, objeto do conhecimento e habilidades;

Possibilidades de planos de aula a partir das habilidades, considerando as atividades remotas mediadas ou não pela tecnologia; Relação da metodologia de projetos a as habilidades; O professor como um mediador da aprendizagem e a importância da pesquisa no desenvolvimento de habilidades.

O Projeto “Construindo Novas Trilhas de Aprendizagem” deverá acontecer durante todo o mês de maio.

Fonte: Sicredi Espumoso RS/MG