Ir para o conteúdo principal

Erineo Hennemann assume cargo de diretor da Ocergs

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, foi eleito presidente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs). A eleição ocorreu através de assembleia ordinária por videoconferência realizada no dia 20 de maio. Como vice-presidente, foi eleito Renato Martins, presidente da Certaja, de Taquari, e como secretário, Querino Volkmer, presidente da Cooperluz, de Santa Rosa. Tradicionalmente, a Fecoergs indica o presidente da Federação para integrar a diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs). Ontem, dia 21 de maio, Hennemann já participou de sua primeira reunião da diretoria da Ocergs. O presidente da Certel foi indicado para a diretoria da Ocergs em substituição a Iloir de Pauli, da Ceriluz, de Ijuí.

Na sua mensagem em seu último ato como presidente da Federação, Iloir destacou a ligação de 2.378 novos estabelecimentos rurais e os investimentos em geração e na distribuição de energia. Falou do bom relacionamento e o intercâmbio técnico, operacional e administrativo das cooperativas, item importante e que, também, está definido no novo planejamento estratégico da Fecoergs, para o período 2020 – 2023. Com o novo planejamento estratégico foi definida a nova missão da federação, destacado pelo presidente Iloir:  “Integrar e desenvolver, de forma sustentável, as cooperativas de infraestrutura, exercendo a representação político-institucional, compartilhando conhecimentos e soluções inovadoras. ”

O presidente Iloir fez referência, com destaque, para o Prêmio Aneel de Qualidade 2019, que através do levantamento do IASC (índice Aneel de satisfação do consumidor), para a qualidade da prestação dos serviços de energia elétrica, novamente colocou as oito cooperativas permissionárias gaúchas entre as melhores distribuidoras de energia do Brasil. As cooperativas agraciadas com a condecoração foram: Ceriluz de Ijuí/RS, Creluz de Pinhal/RS, Cermissões de Caibaté/RS, Coprel de Ibirubá/RS, Certel de Teutônia/RS, Certaja de Taquari/RS, Cooperluz de Santa Rosa/RS e a Creral de Erechim/RS.

Segundo Hennemann, a Fecoergs assume um papel cada vez mais importante por integrar as 24 cooperativas (15 de distribuição de energia e 9 de desenvolvimento e geração) do Estado. Ele classificou o fato como especial, mas também de aumento dos desafios, pois assumiu a missão e o compromisso de fortalecer as cooperativas com soluções inovadoras, além de manter a integração e representação.

As cooperativas representam atualmente em torno de 300 mil famílias associadas presentes em 370 municípios, dos quais 72 sedes municipais. São 70 mil transformadores e 65 mil quilômetros de rede que levam a energia do cooperativismo para mais de um milhão de gaúchos. São 24 centrais hidrelétricas e duas usinas solares, além de mais oito hidrelétricas consorciadas com outras empresas, com potencial de geração capaz de atender 30% da demanda das cooperativas. Segundo Hennemann, além da qualidade dos serviços prestados, a organização das cooperativas de energia reflete em reconhecimento da sociedade. Das melhores empresas de distribuição de energia do País, nove são cooperativas. “É um prestígio muito grande que deve ser compartilhado com todas as pessoas que movem o cooperativismo de energia. Sem dúvida nenhuma, nestes dois anos como presidente, executaremos uma gestão dentro dos mesmos princípios que já são adotados na Certel”, assinala.

Demais membros

Também integram a nova diretoria os conselheiros titulares Jânio Vital Stefanello (Coprel), Diamantino Marques dos Santos (Cermissões), Jairton Nunes Vieira (Coopernorte) e João Alderi do Prado (Creral); os conselheiros suplentes Elemar Battisti (Creluz), Jaci Jacinto Coelho (Coopersul), Celso Benedetti (Certhil) e Diógenes Laste (Cerfox); os conselheiros fiscais titulares Iloir de Pauli (Ceriluz), Paulo Ricardo Rocha da Silva (Coopernorte) e Diomedes Rech (Cermissões); os conselheiros fiscais suplentes Kurt Grenzel (Certhil), Lauro Baum (Certel) e Gilberto Coutinho Cunha (Certaja); e o superintendente, José Zordan.

Saiba mais

A Fecoergs é formada pelas seguintes cooperativas: Certel (com sede em Teutônia), Certaja (Taquari), Cooperluz (Santa Rosa), Cermissões (Caibaté), Creluz (Pinhal), Ceriluz (Ijuí), Coprel (Ibirubá), Cerfox (Fontoura Xavier), Creral (Erechim), Celetro (Cachoeira do Sul), Certhil (Três de Maio), Coopersul (Bagé), Cervale (Santa Maria), Coopernorte (Viamão) e Cosel (Encruzilhada do Sul). Nove destas, também são cooperativas de desenvolvimento e geração (Certel, Certaja, Cooperluz, Creluz, Ceriluz, Cerfox, Coprel, Creral e Certhil).

Com informações e fotos de Samuel Dickel Bünecker e Fecoregs/Divulgação Certel