Ir para o conteúdo principal

Parceria entre Stas e Unimed Central RS traz recursos para atendimento da população em situação de rua no Estado

Populações mais vulneráveis do Rio Grande do Sul, especialmente em situação de rua, serão beneficiadas a partir de parceria firmada nesta quarta-feira (15/7) entre a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) e a Unimed Central RS.

A assinatura do termo de compromisso tem em seu escopo o financiamento de projetos sociais definidos pelo plano de contingência da Stas no enfrentamento à Covid-19. O recurso, no valor de R$ 1 milhão, no âmbito do Programa de Apoio à Inclusão Social (Pró-Social), é o terceiro aporte ao Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (Feaip). O total de recursos autorizados deve chegar a R$ 8 milhões, 100% incentivados por renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme Lei nº 11.853/2002. Serão beneficiadas cerca de 6 mil pessoas em situação de rua em 25 municípios gaúchos.

“Este projeto mostra que estamos todos juntos, governo e sociedade. Não há uma divisão entre dois lados. Aqui vemos um exemplo dessa efetiva compreensão. Este projeto significará melhoria de qualidade de vida para pessoas que realmente precisam. Além de promover cuidados nesse tempo de frio, são projetos para resgate de dignidade, autonomia e reinserção dessas pessoas”, disse o governador Eduardo Leite, em evento transmitido ao vivo pelas redes sociais para marcar a assinatura da parceria.

De acordo com a secretária Regina Becker, a Unimed serve de exemplo para a sociedade que empreende em momentos tão difíceis para a sustentabilidade econômica do Rio Grande do Sul. “Essa visão de responsabilidade social merece o nosso respeito, admiração e gratidão. Esses recursos serão utilizados em projetos de extrema importância para o Estado. Temos certeza que é somente o início de uma parceria com a Unimed, que tem o reconhecimento pela participação e por acreditar que com políticas públicas podemos transformar a vida das pessoas que mais precisam”, afirmou.

O presidente da Unimed Central RS, Jorge Guilherme Robinson, agradeceu a oportunidade de a cooperativa poder participar do programa e direcionar os recursos de ICMS de uma maneira importante. “Isso está na índole do sistema cooperativo: a solidariedade e o compromisso com a comunidade. Em nome de todo o sistema Unimed, eu agradeço por podermos firmar este compromisso com o governo na questão tributária”, acrescentou.

O evento virtual contou ainda com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica e Planejamento, Orçamento e Gestão, Claudio Gastal; do vice-presidente de Relações Institucionais da Unimed Federação RS, Manoel Pitrez Filho; do diretor administrativo do Instituto Unimed, Alcides Mandelli Stumpf; do assessor da diretoria do Instituto Unimed RS, Carlos Suñol; e da integrante da Câmara Técnica do Pró-Social, Carmem Reis.

Fonte: Ascom Stas