Ir para o conteúdo principal

MundoCoop lança websérie Top Coopers Agro, voltada ao cooperativismo de agronegócio

Pelo mundo, há 1,2 milhão de cooperativas do ramo agro. No Brasil, contamos com 1.613, que oferecem suporte a mais de 1 milhão de produtores cooperados. Juntas, elas empregam 209,8 mil pessoas, de acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Cerca de 70% dos produtores rurais associados a cooperativas são da agricultura familiar, segundo o Censo Agropecuário do IBGE. As cooperativas são essenciais para que os pequenos produtores sobrevivam no campo. Por meio delas é possível acesso a tecnologias, melhor retorno da comercialização da produção, assistência técnica entre outros produtos e serviços oferecidos.

Quase metade do que é produzido no campo passa por uma cooperativa – desde grãos, fibras, proteínas, lácteos. Por trás de cada embalagem vinda de uma agroindústria cooperativa, por exemplo, há o trabalho sério de família inteiras e propósito, o intuito de colaborar para o bem comum, de forma ética e sustentável.

Um dos grandes desafios desse ramo é crescer, modernizar-se sem, no entanto, afastar-se de seus cooperados e dos interesses deles, mantendo o engajamento e participação democrática. Da mesma forma, é essencial estar atento às dinâmicas do mercado e preferências do consumidor final. O crescimento mundial exige cada vez maior produção de alimentos, de forma sustentável, e o agronegócio se torna, a cada safra, mais tecnológico e competitivo. Por isso, as cooperativas agro, setor que alcança um faturamento de R$ 200 bilhões ao ano, têm destinado continuamente investimentos à profissionalização da gestão e governança, além de ampliação e modernização de seus parques agroindustriais, para figurarem na liderança de mercado e serem referência ao agronegócio brasileiro.

Diante da clara importância do cooperativismo agropecuário, a Mundo Coop, maior plataforma de comunicação do cooperativismo, promove a websérie Top Coopers Agro. São encontros em que será possível debater desde os desafios do setor, gestão até perspectivas de futuro pós-pandemia. Uma oportunidade de ampliar horizontes, fomentar ideias para enfrentar a crise econômica e desvendar chances inclusive de crescimento.

Ao todo serão oito encontros quinzenais, com a presença de dois dirigentes das maiores cooperativas agropecuárias cada um. O primeiro encontro acontece em 30 de julho, às 17 horas, com a presença de Nei César Mânica, presidente da Cotrijal e Neivor Canton, vice-presidente da Aurora Alimentos, com mediação de José Luiz Tejon.

Ao abrir espaço ao diálogo entre líderes do cooperativismo agropecuário com a websérie Top Coopers Agro, a MundoCoop fomenta a discussão de soluções que mantenham as cooperativas agro como a melhor opção de competitividade a milhares de produtores rurais, potencializando o agronegócio brasileiro.

Inscrições: gratuitas e limitadas em topcoopers.mundocoop.com.br