Ir para o conteúdo principal

Cooperativas de Transporte do Sul realizam seminário online

Os Sistemas Ocergs (Rio Grande do Sul), Ocepar (Paraná) e Ocesc (Santa Catarina) realizaram na tarde dessa quinta-feira (6/8) o Seminário Online Perspectivas e Fortalecimento do Ramo Transporte da Região Sul. Com a proposta de apresentar as ações que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) vêm realizando para atender as demandas do ramo, o evento abordou cases sobre intercooperação (Paraná), inovação (Santa Catarina) e identidade cooperativa (Rio Grande do Sul). O Seminário online contou com a participação de presidentes e superintendentes das unidades estaduais, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), coordenadores do ramo e representantes de cooperativas.

Em seu discurso de abertura, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou que, apesar de não ser esperada e dos impactos que provocou, a pandemia trouxe também oportunidades. “Temos que refletir sobre o que estamos passando e o que podemos aprender com tudo isso. Algumas coisas vieram para ficar. Antes, por exemplo, chegávamos a viajar 700 km para participar de uma reunião. Agora, num dia, chego a participar de seis reuniões. Mesmo com o isolamento social, continuamos trabalhando e produzindo”, afirmou.

Oportunidades e organização

Na sequência, o superintendente da Ocesc, Neivo Luiz Panho, comentou que as cooperativas do ramo Transporte estão no caminho de expansão e crescimento dos negócios. O dirigente reforçou o discurso de Ricken e chamou atenção para as oportunidades que se apresentam para o setor. Já o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, enalteceu a organização das cooperativas de Transporte. “Não vi nem na Europa cooperativas tão organizadas que nem as nossas”, disse.

Crescimento

Perius também falou sobre a expressão dos negócios originados pelas cooperativas de Transporte do Rio Grande do Sul, que em 2019 registraram um crescimento de 13 % na frota, alcançando a marca de 8.779 veículos. Juntas, as 76 cooperativas do ramo no RS registraram o faturamento de R$ 556,9 milhões, gerando 310 empregos diretos e reunindo 9,5 mil associados.

Iniciativas da OCB

Como parte da programação do evento, o coordenador nacional do Ramo Transporte, Evaldo Moreira Matos, e a gerente da área Técnica e Econômica, Clara Pedroso Maffia, falaram sobre a atuação do ramo Crédito no Brasil e as iniciativas da OCB voltadas a apoiar o desenvolvimento das cooperativas. Clara explanou sobre o Núcleo de Informações e Mercados da OCB e as plataformas Coopera Brasil e Inovacoop, destacando os esforços da Unidade Nacional no trabalho de oferecer novas soluções para as cooperativas neste momento de pandemia.

Cases e palestra

Na sequência, o coordenador do Ramo Transporte do Paraná, Marcos Trintinalha, falou sobre o tema “requisitos para intercooperação”, completando sua apresentação com o case da Rodocoop (Cooperativa e Serviços Rodoviários).  Já o tema inovação foi abordado por Osni Roman, presidente da Coopercarga, de Santa Catarina, e identidade cooperativa foi tratado por Adelar Steffler, presidente da Valelog do Rio Grande do Sul. O evento encerrou com a palestra Cooperação x Competição no Transporte, com Adelino Nascimento.

Participaram do evento o superintendente da OCB, Renato Nobile, o diretor da Ocergs, Roberto Brezolin, além de presidentes, dirigentes e representantes de cooperativas e unidades estaduais e nacional.

Com informações do Sistema Ocepar