Ir para o conteúdo principal

Parceria prepara escolas de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires para o retorno às aulas presenciais

Uma parceria entre a Sicredi Vale do Rio Pardo, por intermédio do Programa A União Faz a Vida, e o Projeto de Extensão Pró-Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) busca por um retorno mais seguro para as oito escolas particulares da Educação Infantil da Rede Criança, de Santa Cruz do Sul, e Escola Criança Feliz, de Venâncio Aires. A iniciativa consiste em capacitações, auxílio e apoio às necessidades para o retorno das crianças às atividades presenciais, com foco nas exigências estabelecidas de prevenção à Covid-19. “Os pais ou responsáveis ficarão mais tranquilos sabendo que as escolas estarão preparadas, tendo todo o auxílio e orientação da universidade”, destaca a assessora de Programas Sociais da Cooperativa, Glaucia Cabral Moraes.

Conforme Glaucia, um grupo de professores e estudantes que integram o projeto, provindos de cursos da área da Saúde e da Gastronomia da Unisc, irão auxiliar os gestores, colaboradores e professores das escolas particulares. Como resultado será obtido um trabalho interligado enquanto rede, com a construção da mesma conduta para todas as instituições educacionais que fazem parte da Rede Criança. “A ideia é estar preparado para quando o retorno das aulas acontecer”, ressalta ela.

Dentre as ações, a parceria iniciou com a realização de uma enquete com as famílias sobre o retorno das aulas, com a participação de mais de 300 pessoas. O próximo passo será baseado em encontros virtuais para orientações acerca do plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19. Logo após, é a vez de realizar as capacitações dos colaboradores e professores das escolas envolvidas. E, por fim, a quarta etapa consiste no auxílio na organização da reunião virtual com os pais e responsáveis para a apresentação de todo o plano e esclarecimento de dúvidas.

Plano

No plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 estão temas relacionados com medidas gerais de organização, de distanciamento social e de cuidado pessoal para alunos e trabalhadores, de orientação e fiscalização do uso obrigatório de máscara de proteção facial, de limpeza do ambiente, de readequação dos espaços físicos e da circulação social, da distribuição e manipulação da alimentação escolar, bem como o que fazer em casos de suspeita ou confirmação da doença na comunidade escolar e/ou acadêmica. Além disso, a parceria oferece suporte para a aquisição de uma plataforma inovadora com ferramentas inteligentes para promover o controle, redução de impacto e prevenção da Covid-19 e outras enfermidades, desenvolvida pela Imply Tecnologia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sicredi Vale do Rio Pardo