Ir para o conteúdo principal

Cooperativas entregam sugestões ao governador sobre Reforma Tributária

No primeiro encontro após os projetos da Reforma Tributária serem protocolados na Assembleia Legislativa, em agosto, representantes de cooperativas apresentaram contribuições para a proposta ao governador Eduardo Leite. A audiência virtual organizada pela Frencoop/RS a pedido do Sistema Ocergs-Sescoop/RS reuniu representantes de diversos ramos do cooperativismo. A reunião foi antecedida por dois encontros ocorridos no mês passado entre a Frencoop/RS, o setor e o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, destacou a importância econômica das cooperativas, ao lembrar que o segmento representa 11% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho, tendo mais de 3 milhões de associados com destaque para os ramos agropecuário e de crédito. Dentre os pontos, o setor sugere a manutenção do regime tributário vigente e de benefícios fiscais ao setor de insumos agropecuários e imposto zero sobre produtos da cesta básica. A manutenção do ICMS do vinho também foi defendida, bem como o Ato Cooperativo, previsto na Constituição de 88. “Nossa colaboração é para que tenhamos um processo tributário melhor para todos”, ressaltou.

O documento aponta preocupação com o fato do Estado propor uma reforma tributária antes da reforma federal ser definida em Brasília e questiona a celeridade no encaminhamento de uma reforma tão complexa. O governador colocou sua visão sobre o teor da Reforma, se comprometeu a analisar as sugestões e a dar um retorno ao setor na semana que vem.

O presidente da Frencoop/RS, deputado Elton Weber, considerou importante o espaço aberto para o diálogo com o setor. Além de representantes de cooperativas e membros do governo, participaram os deputados Sérgio Turra (PP), Zé Nunes (PT) e Zilá Breitenbach (PSDB), integrantes da Frencoop/RS.

Fonte: Assessoria de Imprensa deputado Elton Weber