Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza reuniões devolutivas do Programa de Autogestão

Em continuidade ao Programa de Autogestão do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o setor de Monitoramento realizou reuniões virtuais durante os meses de junho, julho e agosto com 31 cooperativas e participação da FecoAgro/RS e da Fecovinho. Os encontros marcaram as entregas de devolutivas do Programa de Autogestão, com o objetivo de apresentar e discutir a situação econômico-financeira de cada cooperativa, por meio de indicadores e comparativos, visando assegurar a qualidade da gestão, credibilidade perante terceiros, transparência perante o quadro social e, principalmente, a solidificação do sistema cooperativista.

O superintendente Gerson José Lauermann e o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, acompanhados dos gerentes de Promoção Social e Formação Profissional do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos e Helio Loureiro de Oliveira, respectivamente, técnicos do Sistema, dirigentes e executivos de cooperativas e das federações participaram dos encontros virtuais, que envolveram entregas de devolutivas às cooperativas: Languiru, Cotriel, Cotrijuc, Cotribá, Coagrisol, Cotrijal, Cotripal, Camal, Cotrisal, Cotrisel, Coopatrigo, Camnpal, Cotrisul, CCGL, Cotricampo, Agropan, Cotrimaio, Comtul, Coopermil, Coasa, Cotrirosa, Cotrisoja, Cotapel, Cotrifred, Caal, Coagril, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Nova Aliança, Cooprado, Cooperativa Vinícola Aurora e Vinícola São João, com a participação da FecoAgro/RS e da Fecovinho.

Sobre as devolutivas

As devolutivas cumprem uma etapa importante do Programa de Autogestão, que segue os eixos de atuação do Sescoop/RS: Identidade, Desempenho, e Gestão e Governança. Através do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), que integra o eixo Desempenho, é realizado o acompanhamento mensal dos dados econômicos e financeiros da cooperativa. Esses dados são contextualizados com as condições setoriais e macroeconômicas a que estão sujeitas as cooperativas, de acordo com seus segmentos de atuação, além de realizar o comparativo entre os grupos de cooperativas semelhantes. Desta forma, há maior transparência na instituição e oportunidade de atuação de forma sistêmica para a otimização de resultados.

O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados, contribuindo com o processo de tomada de decisões. Além disso, a entrega das devolutivas identifica oportunidades de melhoria no desenvolvimento humano e organizacional.