Ir para o conteúdo principal

Desafios e perspectivas do Ramo Saúde são debatidos em Live

O Sistema Ocergs promoveu, na tarde dessa sexta-feira, dia 18 de setembro, a Live do Ramo Saúde, pela Plataforma Microsoft Teams, com o objetivo de debater o contexto das cooperativas de Saúde na pós-pandemia e os desafios e oportunidades que o setor apresenta neste momento e no futuro.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema, Vergilio Perius, que destacou alguns números do ramo, como seu números de hospitais próprios e a importância do sistema de saúde das cooperativas para o desenvolvimento das comunidades e, principalmente, no contexto em que estamos de uma pandemia global.

Troféu Padre Theodor Amstad 2020

Na oportunidade, foi divulgado que o presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, será o agraciado pelo Troféu Padre Theodor Amstad, uma iniciativa da Ocergs que reconhece os relevantes serviços de uma personalidade do cooperativismo e que contribui, juntamente com as cooperativas, para o desenvolvimento econômico e social das comunidades. “Estamos homenageando esse exemplo de liderança do cooperativismo que representa, mais do que nunca, todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. Essa foi a forma que encontramos de reconhecer o trabalho de todos vocês que estão sendo incansáveis nessa luta”. O diretor da Ocergs, Irno Pretto e o conselheiro do Sescoop/RS, José Milton Cunha Mirenda também prestaram suas homenagens à May. A entrega do Troféu acontecerá no dia 29 de outubro, durante o Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que acontecerá de forma online.

Cooperativismo x Pandemia: união para superar a crise

O presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, após agradecer as palavras e lembranças em homenagem à sua trajetória, apresentou a estratégia institucional de alinhamento e integração operacional que sustentam o crescimento contínuo do Sistema Unimed-RS, atualmente com 27 cooperativas médicas e mais de 15 mil médicos cooperados, atendendo 1,8 milhão de beneficiários de planos de saúde no Rio Grande do Sul. “Esse é o momento de auxiliar o poder público para vencermos juntos essa epidemia global. Devemos nos unir para encontrar o melhor caminho para todos”, comentou.

Em seguida, o encontro contou com a apresentação do diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Unimed Federação/RS, José Milton Cunha Mirenda, que abordou a estrutura do Sistema Unimed-RS e as ações de combate à Covid-19. Atualmente com mais de 14 mil leitos no RS, o Sistema Unimed-RS desenvolveu inúmeras ações e serviços integrados para dirimir os efeitos da Covid-19. Um dos destaques é a criação de um comitê de contingência com o objetivo de alinhar as ações, protocolos clínicos, acompanhamento de casos e avaliação das necessidades das cooperativas singulares.

Segundo Mirenda, através do comitê, que se reúne semanalmente, foi possível realizar a compra conjunta de insumos (EPIs, medicamentos, testes rápidos, materiais), bem como desenvolver a área de promoção à saúde e de um atendimento de telemedicina, que já atendeu mais de mil pessoas.

Na sequência, a coordenadora do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed Federação/RS, Sara Dall’Agnol, apresentou o panorama de ações de contingência realizadas pela Federação no Rio Grande do Sul. Ela detalhou o trabalho do comitê realizado com cada público: cliente, colaborador e comunidade. 

Além de disponibilização de vacinas da gripe, testagem de Covid e adoção de um protocolo de segurança para o retorno gradual dos colaboradores, foi desenvolvida uma plataforma que cruza os dados sobre os casos de Covid-19 no Estado. “A plataforma possibilita que os dirigentes das cooperativas e sua equipe tomem decisões importantes como necessidade de construção de tendas de atendimento, por exemplo”, destaca Sara.

Para conhecer a plataforma do Sistema Unimed-RS CLIQUE AQUI.

A médica infectologista da Unimed Federação/RS, Cristiane Pimentel Hernandes, fez um retrospecto e falou sobre os diversos tratamentos farmacológicos que estão sendo desenvolvidos para os diferentes níveis da Covid-19 (grave, moderado e leve). Comentou também alguns estudos de vacina. Segundo ela, atualmente existem cerca de 200 estudos, mas apenas três estão na fase 3, ou seja, em fase de testes em seres humanos e detalhou como eles estão evoluindo em cada tipo de paciente. “Não temos ainda, infelizmente, grandes evidências e prazo rápido de surgimento de uma vacina eficaz. O que sabemos que está funcionando ainda são as medidas preventivas e protetivas: distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, finalizou.

Para assistir o vídeo completo do evento acesse: https://youtu.be/Iv8faCOOytE