Ir para o conteúdo principal

Prêmio da Federasul reconhece cooperativas gaúchas

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) realiza há oito anos o Vencedores do Agronegócio e há quatro anos o Elas no Agro. Esta premiação visa reconhecer o mérito de cases das cadeias produtivas do agronegócio que tenham contribuído para o desenvolvimento do Estado.

O case da tricampeã Languiru, “Leite Languiru Origem: inovação mundial criando novos mercados e agregando valor ao negócio” foi reconhecido na categoria “Dentro da Porteira”, enaltecendo a área de produção e geração de valor da propriedade rural. Valoriza um produto inovador, com reflexos no mercado e na cadeia produtiva. O Leite Languiru Origem atesta a procedência e os atributos de qualidade do leite, com a rastreabilidade desde a origem da matéria-prima até o ponto de venda, passível de conferência com a leitura do QR Code da embalagem. O alimento resgata a origem do leite na sua forma mais pura e agrega valor ao produto, possibilitando o ganho em participação de mercado e a profissionalização da cadeia produtiva.

“É o reconhecimento à inovação na cadeia leiteira, uma tecnologia mundial aplicada pela Languiru e desenvolvida pela SIG Combibloc e Siemens. O Leite Origem é um produto diferenciado, que enaltece o avanço tecnológico no campo e na indústria, além da garantia de qualidade do alimento”, destaca o presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, acrescentando que o leite gaúcho é o de melhor qualidade no país. “Demonstramos toda essa qualidade e esmero na produção com a rastreabilidade do produto. Toda ‘Família Languiru’ está de parabéns e comemora esse reconhecimento.”

Já a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG foi escolhida pela Comissão Julgadora do 8º Prêmio Vencedores do Agronegócio e 4º Prêmio Elas no Agro para receber o Troféu Três Porteiras 2020, na categoria Depois da Porteira, com o case “Desenvolvimento do agronegócio por meio do Programa Propriedade Sustentável”.

Com origem na agricultura familiar, a cooperativa disponibiliza programas e linhas de crédito diferenciadas para apoiar as necessidades dos associados.

– A nossa essência é no agronegócio, por isso ao longo dos anos mantemos o nosso olhar neste setor, especialmente focando na agricultura familiar. Com este intuito, inclusive, desenvolvemos o Programa Propriedade Sustentável, que visa proporcionar melhores resultados financeiros e qualidade de vida aos associados. Também objetiva trabalhar a importância da sucessão familiar, o empreendedorismo, a valorização da agricultura e do desenvolvimento dos potenciais de cada um, e fazer um diagnóstico visualizando o aproveitamento de oportunidades que tem dentro da propriedade. Estamos felizes com este reconhecimento da Federasul e nos comprometemos em continuar valorizando esta cadeia produtiva tão importante na vida de todos nós – reforçou a presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná.

A cerimônia de entrega será no dia 30 de setembro, às 12 horas, de forma on-line no Facebook da Federasul, devido aos cuidados necessários pela pandemia da Covid-19. 

Com informações da Cooperativa Languiru e do Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG