Ir para o conteúdo principal

Ciclo de Debates na Expointer encerra com o tema inovação e tecnologia

O Ciclo de Debates do Sistema Ocergs na Expointer Digital 2020 encerrou com chave de ouro na tarde dessa sexta-feira, dia 2 de outubro, com a presença de várias cooperativas gaúchas mostrando o que têm de melhor em tecnologia e inovação e de que forma isso pode contribuir para o crescimento do cooperativismo.

Conduzido pelo superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que destacou a importância do cooperativismo estar acompanhando as transformações digitais. “É muito gratificante ver que as cooperativas estão fazendo a lição de casa. As transformações estão acontecendo cada vez mais rápido e precisamos preparar a nossa gente, nosso bem mais precioso nas cooperativas. Para fazer um cooperativismo diferente e construir um ambiente positivo, é preciso fazer diferente, investindo em inovação e em novas tecnologias.”, declarou.

O presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, na sequência, destacou a importância da tecnologia para capacitações e assistência técnica, o aumento da produção e, consequentemente, da renda dos associados das cooperativas. “A inovação, juntamente com assistência técnica e capacitações, possibilita que o agricultor se torne mais produtivo, tornando assim, as cooperativas cada vez mais competitivas”.

Valor agregado

O presidente da Cooperativa Piá, Jeferson Smaniotto, apresentou os projetos da cooperativa na área de tecnologia para desenvolver fontes de energia renovável, sustentabilidade na cadeia produtiva, tendo como objetivos manter o jovem no campo e facilitar cada vez mais a vida do associado.

O vice-presidente da Cotrijal, Ênio Schroeder, destacou que a Cooperativa há anos vem investindo em inovação e tecnologia e citou a Expodireto Cotrijal como ambiente modelo. Disse que diante da rapidez dos avanços tecnológicos as cooperativas precisam ser mais ágeis, mas pontuou também que é necessário ter estratégias para definir o que vai agregar valor. “Os custos de produção no campo já são elevados, precisamos filtrar o que vai trazer soluções e resultados”, ressaltou.

Case de sucesso

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, trouxe projetos desenvolvidos para melhorar a rastreabilidade e a qualidade dos produtos. Para ele, novas tecnologias possibilitam decisões mais ousadas. Nesse sentido, destacou o case “Leite Languiru Origem inovação mundial criando novos mercados e agregando valor ao negócio”, reconhecido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), no 8º Prêmio Vencedores do Agronegócio 2020, entregue durante a Expointer 2020.

Leite Languiru Origem atesta a procedência e os atributos de qualidade do leite, com a rastreabilidade desde a origem da matéria-prima até o ponto de venda, passível de conferência com a leitura do QR Code da embalagem.

Tecnologia para as pessoas

O presidente da Coprel, Jânio Stefanello, falou sobre a tecnologia em dois ambientes: energia e internet. Defendeu que a Coprel tem como desafios para o futuro, continuar inovando, investindo nas pessoas e em tecnologia e sempre melhorando os processos. “Antigamente, o desafio era chegar no interior com energia elétrica. Agora, é continuar levando energia de qualidade e internet, para que os jovens permaneçam no interior”.

A gerente Administrativa da Cotribá, Ana Marlize Schreiner, apresentou a plataforma Cinco (Central de Informações de Negócios da Cotribá), utilizada com o objetivo de desenvolver ao máximo as potencialidades individuais dos colaboradores e, desta forma, construir equipes de alta performance.

Com o objetivo de facilitar a rotina das famílias associadas, a Nova Aliança desenvolveu, recentemente, o aplicativo N.A Mobi, onde ficam registradas todas as etapas da produção dos associados, em tempo real. O app foi apresentado pelo engenheiro agrônomo da Cooperativa, Leonardo Reffatti, que destaca como benefícios principais a economia de tempo e melhoria na gestão do negócio, uma vez que se torna mais fácil calcular os custos de produção.

SmartCoop

A plataforma digital SmartCoop foi apresentada pelo diretor superintendente da CCGL, Guillermo Dawson. O projeto, que iniciou em agosto de 2019, tem o objetivo de inserir o sistema cooperativo no ecossistema da inovação digital e pretende beneficiar mais de 170 mil produtores cooperados. Com a SmartCoop, os produtores passam a gerenciar suas operações, manejos de forma digital. Além disso, a plataforma possibilitará a comercialização e as compras centralizadas.

A plataforma em construção estará disponível a partir do início de 2021, para as operações de suas cooperativas e associados, que juntos abrangem mais de 3,5 milhões de hectares cultivados.

A Expointer Digital 2020 segue até domingo, 4 de outubro. As programações podem ser acompanhadas através do Portal Expointer Digital 2020.