Ir para o conteúdo principal

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é debatido na Expointer 2020

Depois de debates sobre As mulheres no desenvolvimento das cooperativas agropecuárias e sobre Políticas de financiamento das cooperativas ao agronegócio, ontem, dia 1º de outubro, foi o dia dos jovens no Ciclo de Debates do Sistema Ocergs na Expointer Digital 2020.

Transmitido ao vivo, o evento discutiu a participação dos jovens e como eles impulsionam as cooperativas agropecuárias através do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, realizado pelo Sescoop/RS, em parceria com as cooperativas gaúchas. O Programa foi criado em 2016 e funciona como um curso de aprendizagem em atividades agropecuárias dirigido para jovens de 14 a 24 anos incompletos, que busca qualificar os jovens para a gestão eficiente nas propriedades rurais.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que apresentou alguns números do cooperativismo gaúcho e falou sobre a importância do Programa. “Dizem que o jovem é a esperança de um mundo melhor. O jovem cooperativista, por sua vez, é a certeza de um mundo melhor”, defendeu.

O evento foi conduzido pelo gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos. Ele apresentou o programa e destacou que até hoje já passaram pelo Programa, desde sua criação, 615 jovens e, consequentemente 615 famílias,  pois o programa trabalha o jovem na sua vocação familiar através do conhecimento.

A experiência do programa na Cotricampo foi relatada pelo presidente da cooperativa, Gelson Bridi. Para ele, o programa funciona como um elo de ligação para que se possa melhorar a comunicação com os associados. Segundo ele, a participação do jovem aumentou muito no nosso quadro social por causa do programa. “Hoje são 650 jovens compondo o quadro. E com um destaque interessante. Nas turmas do projeto há 50% meninos e 50%. Isso é uma grande vitória”, comemorou.

Para o presidente da Coopermil, Joel Capeletti, e da Cotrirosa, Eduíno Wilkomm, os motivos para investir e acreditar no projeto são muitos, desde a intercooperação entre as cooperativas, a sucessão familiar, a profissionalização do jovem, até o brilho no olho dos jovens ao enxergar esperança em um futuro melhor.

Alexandre Dall’Agnese, presidente da Cooperconcórdia, cooperativa que desenvolve a parte teórica do projeto juntamente com o Sescoop/RS, mostrou alguns números do projeto. Ele afirma que atualmente existem 10 turmas de aprendiz em andamento e que até hoje já formaram 183 turmas. “Existe um coletivo que faz esse programa ser o sucesso que é. E é muito importante termos tantas pessoas envolvidas no objetivo de qualificar o jovem para que ele se torne cada vez mais bem sucedido e competitivo no mercado de trabalho”, agradece Dallagnese.

“Através do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, eu consegui aprofundar meu conhecimento e colocá-lo em prática na propriedade da minha família. Além de nos aproximarmos mais, também começamos a dialogar juntos sobre os desafios diários da propriedade”, declara Taine Radin, aprendiz cotizada da Coopermil.

A vice-presidente da Fecoopes Centro Serra, Ana Júlia Kautzmann, falou sobre como conheceu o projeto e se apaixonou por ele e sobre a sua importância para a ampliação do conhecimento e vivências no cooperativismo.

Para Ana Julia, da cooperativa escolar Cooperdickel, o primeiro contato com o cooperativismo ocorreu através de sua irmã mais velha, que já havia participado da Cooperativa. “Eu sempre ficava encantada com tudo que a cooperativa desenvolvia, na escola, comunidade e até nas casas dos jovens, pois o conhecimento adquirido por eles é aplicado na propriedade, e quando tive a oportunidade de ingressar na Cooperativa não pensei duas vezes. O cooperativismo é incrível, ele mudou minha vida!”, comenta.

A sucessão familiar foi um tema muito debatido principalmente por ser um dos objetivos do programa. Nikolas Bratz, da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis,  falou sobre as oportunidades que o cooperativismo já proporcionou para ele e da importância de cada vez mais jovens conhecerem o cooperativismo.  “Temos muitos associados em nossas cooperativas. Precisamos que eles sejam cada vez mais cooperativos”, afirma ele.

Perius encerrou o evento afirmando que o aprendiz cooperativo é o futuro do cooperativismo. E desafiou os jovens a trazerem cada vez mais amigos para o cooperativismo para tornar o mundo um lugar cada vez mais justo e igualitário.

O último debate do Sistema tratará sobre Novas tecnologias e inovações nas cooperativas gaúchas. Acontece hoje, a partir das 12h30, no Canal 2, através do link https://www.expointer.rs.gov.br/.