Ir para o conteúdo principal

Programa: Dia de Cooperar (DIA C)

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa das cooperativas brasileiras, que promovem ações voluntárias em todo o País, em uma grande corrente do bem, buscando um mundo mais justo e igual.

Criado em 2009, no Estado de Minas Gerais, a partir de 2016 o grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e, assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

O Dia C é a essência do cooperativismo colocada em prática. A oportunidade de multiplicar o bem e gerar a felicidade, mudando a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil.

VENHA FAZER PARTE DESSA CORRENTE DO BEM!
#VEMCOOPERAR

Em 2018, a celebração acontecerá no dia 30 de junho.

Em 2017, o Dia C foi no dia 1º de julho. Saiba mais sobre a iniciativa em diac.somoscooperativismo.coop.br.

dia c 2017 no rs

Em 2017, o Dia C teve como tema “Atitudes simples movem o mundo“, para mostrar que atitudes simples podem sim mudar a realidade local. O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações permanentes, com comprometimento, e que cabem no seu dia a dia.

Em Porto Alegre, o evento de celebração foi no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público. Com espírito cooperativista do início ao fim, cerca de 25 mil pessoas participaram de campanha de incentivo à doação de órgãos, educação financeira, medição de pressão, massagem relaxante, corte de cabelo, manicure, CPF e emissão de documentos, oficinas de artesanato, hortas urbanas, sobre voluntariado e sustentáveis, campanha de incentivo à doação de sangue, além de receber orientações sobre o cooperativismo e reciclagem.

O público presente também teve a oportunidade de prestigiar diversos shows como Grupo Zueira, Lucas e Felipe, Thomas – vencedor do The Voice Kids, Pedro Ortaça, Rafael Malenotti e Mc Jean Paul. No interior do Estado, cooperativas também realizaram eventos para celebrar a data nos municípios de Santa Maria, São Borja, Pelotas, Santa Rosa, Santo Ângelo, Nova Petrópolis, Erechim, dentre outros.

Diversas ações foram desenvolvidas pelas cooperativas gaúchas: Inauguração de biblioteca de rua, Campanha de Arrecadação de Donativos, Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos, Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea, Limpeza das margens do Rio Taquari, Atendimento e shows para a comunidade, dentre outras. As notícias estão disponíveis no site nacional.

Números do Dia c no rs

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o País.

No Rio Grande do Sul, o Sescoop/RS participa do Dia C desde 2015. Em 2016, mais de 6 mil voluntários de 190 cooperativas se mobilizaram em 151 projetos para beneficiar cerca de 120 mil pessoas em todo o Estado.

Em 2017, o Dia C contou com 8 mil voluntários de 262 cooperativas e entidades parceiras, totalizando mais de 240 mil pessoas beneficiadas em 150 municípios gaúchos.

CONFIRA COMO FOI O Dia C em 2017

participe

As cooperativas que desejarem unir sua força ao Dia C devem cadastrar suas ações no site nacional do Dia C  durante o ano todo.

Acompanhe o Dia C na fan page do Sescoop/RS e no Instagram.