Ir para o conteúdo principal

Curso Superior de Gestão em cooperativas é realidade

A experiência do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS com o cooperativismo comprova que, para haver uma administração de qualidade, com gestores competentes e preparados para atender aos desafios do mundo atual, é necessário qualificação. Pensando nisso, o Sistema OCERGS-SESCOOP/RS e o Centro Universitário Univates, em uma parceria inédita, lançaram o curso superior em Gestão de Cooperativas (GESCOOP) – o primeiro curso da Escola Superior de Cooperativismo (ESCOOP), criada pelo Sistema OCERGS-SESCOOP/RS.
A cerimônia de lançamento e início das aulas foi realizada hoje (04/10), na sede do Sistema. O coordenador do curso, Derli Schmidt, declarou que o lançamento do GESCOOP constitui um momento histórico e marcante para a história do cooperativismo, já que é pioneiro na graduação cooperativista: “O GESCOOP é uma marca da atual gestão do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS e, mais uma vez, destaca a importância que esta administração dá para a educação.”
O presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Vergilio Perius, declarou que a importância de preparar bons gestores cooperativistas é inquestionável. Afirmou que, mesmo em cooperativas muito bem administradas, sente-se a necessidade de uma formação específica e direcionada. “Este não é um simples curso de gestão. A qualidade é sua maior característica. O currículo é flexível para que os alunos cresçam junto com o curso, evoluindo sempre.” – disse o presidente. Aos universitários, ele falou: “O sistema cooperativo gaúcho prioriza a formação de gestores. Queremos acertar, e por isso a avaliação do curso deve ser feita em conjunto. Apontem os erros! Qualquer crítica, sugestão ou avaliação será muito bem-vinda. Façam também uma auto-avaliação e, principalmente, confiem em si próprios.”
O vice-presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Irno Pretto, declarou que o GESCOOP veio pra ficar, assim como o cooperativismo, que é eterno. Por último, o superintendente do Sistema, Luisiano Meneghetti, parabenizou os universitários pela conquista e colocou-se à disposição dos alunos para qualquer solicitação.
           
O GESCOOP
O curso seqüencial é destinado a empregados, gerentes, técnicos e associados de cooperativas, além de qualquer profissional com interesse em uma formação completa na administração cooperativista. O objetivo do GESCOOP é formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos, marketing, finanças, planejamento, Direito, educação, economia e história, tornando-os aptos a propor e aplicar tecnologias de gestão na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas. “O cooperativismo é uma ciência não-exata construída a partir da educação, que é o alicerce de qualquer sociedade bem desenvolvida.” – afirma Derli Schmidt.
“O Sistema OCERGS-SESCOOP/RS já apóia diversos cursos de pós-graduação em cooperativismo. Mas o GESCOOP é diferente por caracterizar educação de base, enquanto que as especializações excluem pessoas que não possuem o terceiro grau. Tão importante quanto formar novas cooperativas é formar cooperativistas. As cooperativas de hoje não são as mesmas de ontem, assim como as de amanhã não serão como as cooperativas de agora. Precisamos de soluções novas para desafios futuros.” – declarou Derli Schmidt.
 
AULAS
As aulas do GESCOOP iniciam hoje (04/10) e serão ministradas na sede do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, em Porto Alegre (Rua Félix da Cunha, 12). Ocorrerão nas quintas-feiras à noite, sextas-feiras e sábados pela manhã e à tarde – duas vezes por mês, a cada 15 dias. O tempo previsto para a conclusão do curso é de dois anos. Ao final o aluno será diplomado pela Univates, a universidade do Brasil com o maior número de cursos de pós-graduação em cooperativismo.
Dividido em quatro módulos, o curso superior em Gestão de Cooperativas conta com um corpo docente de extrema qualificação e engloba toda a matéria necessária para uma formação completa na gestão cooperativista. O primeiro dos módulos chama-se “Identidade institucional das sociedades cooperativas” e visa identificar sua essência: uma sociedade civil, mas de natureza jurídica própria; o segundo engloba os temas “Estrutura e funcionamento das sociedades cooperativas”, abordando questões de planejamento, marketing, integração e a gestão das pessoas. Já o terceiro módulo trata da “Dimensão instrumental das sociedades cooperativas”, estudando-as face aos aspectos de mercado com disciplinas voltadas à comercialização, empreendedorismo e gestão financeira. O último módulo é o de “Formação prática”, com estágio supervisionado e orientado pela coordenação do curso, executado nas cooperativas gaúchas. Ao final do curso os melhores trabalhos de conclusão serão selecionados para publicação em uma obra de cunho científico, chamada “Reflexão Cooperativa”. Segundo o coordenador, é necessário criar e remodelar o conhecimento cooperativista contemporâneo, e não apenas reproduzi-lo.
O conteúdo completo do curso tem a duração de 1.620 horas, em um total de 106 créditos. O estágio supervisionado corresponde a 180 horas e 12 créditos do total do curso. Após a conclusão do GESCOOP os alunos farão visitas a algumas cooperativas do Mercosul, acompanhados dos professores do curso.
Os aprovados no processo seletivo vinculados às sociedades cooperativas em situação regular com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS) terão direito a uma bolsa de 70% do custo do custo do curso – apoio oferecido pelo SESCOOP/RS. Os outros 30% correspondem a 24 parcelas de R$195,00.