Ir para o conteúdo principal

Sistema OCERGS/ SESCOOP-RS oferece cursos gratuitos de cooperativismo

O Sistema Multiplicador de Habitação Cooperativa Ltda. (SIMACOOP), com o apoio do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS e da Diretoria de Cooperativismo de Novo Hamburgo, realizou no dia 06 de outubro o primeiro módulo do Curso Básico de Cooperativismo. A capacitação terá continuidade, aos sábados, até o dia 27, com uma duração total de 40 horas. A colaboradora do setor social do SIMACOOP, Márcia Alcântara, comemora a iniciativa da realização do curso no município. “É fundamental trazer ensinamento cooperativista para Novo Hamburgo, pois a cultura trazida pelo ramo ainda é relativamente nova na cidade”, informou.
 
Já no primeiro módulo, a turma participou da capacitação com entusiasmo, e apresentou bom rendimento. “Esse curso nos trouxe a realidade vivida em muitas cooperativas, nos dando base para desenvolver um trabalho cada vez mais sério, transparente e competente”, destacou a colaboradora do SIMACOOP, Marilei Tarigo. “Agradeço a equipe que organizou o curso, e gostaria que mais pessoas da minha cooperativa estivessem participando”, acrescentou o presidente da Sociedade Cooperativa dos Profissionais da Área da Saúde (COOPSERV), Fileto Altair Vieira dos Santos.
 
O exemplo de Novo Hamburgo acontece também em outros municípios do Estado. O Sistema OCERGS-SESCOOP/ RS oferece, desde o início de 2007, cursos gratuitos sobre cooperativismo. A capacitação é destinada a empregados e associados de cooperativas, que estejam regulares com a OCERGS, e tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a área. As inscrições são gratuitas e permanentes. Para participar, é preciso enviar e-mail para acap2.sescooprs@ocergs.com.br, informando o nome da pessoa que gostaria de participar, da cooperativa, e apontar o curso de interesse, conforme a disponibilidade de turmas disponíveis em cada localidade.
 
Existem três modalidades de cursos: Básico, Conselho Fiscal e Conselho Administrativo, além de capacitações específicas, que ocorrem periodicamente, como o Curso Preparatório para Licitações, que irá ocorrer em Porto Alegre e Passo Fundo.
 
 
Curso Básico em Cooperativismo
Carga horária total: 40 horas/ aula.
Público alvo: Associados e empregados de cooperativas.
Objetivo do curso: Oportunizar aos participantes uma compreensão básica e uma reflexão conjunta sobre o cooperativismo como movimento associativo e organização empresarial.
Programa: O curso possui cinco módulos, cada um deles com 8 horas de duração: Doutrina Cooperativa, Direito Cooperativo, Gestão Cooperativa, Contabilidade Cooperativa e Planejamento Estratégico.
 
– Cursos Básicos em Cooperativismo com inscrições abertas:
– Lagoa Vermelha – dias 18, 19, 20, 26 e 27 de outubro.
– Pelotas – dias 20 e 27 de outubro e 03, 10 e17 de novembro.
– Capão do Leão – dias 20 e 27 de outubro e 10, 17 e 24 de novembro.
– Erechim – dias 27 de outubro e 10, 23, 24 e 30 de novembro e 01 de dezembro.
– Porto Alegre (destinado ao ramo Saúde) – dias 24 e 31 de outubro, 07, 14 e 21 de novembro.
 
– A cidade de Getúlio Vargas também terá, em breve, o curso básico de cooperativismo. A data das aulas ainda não foi definida. 
 
 
– Cursos Básicos de Cooperativismo em andamento:
– Novo Hamburgo – dias 06, 20 e 27 de outubro, 10 e 24 de novembro.
– Santa Maria – dias 27, 28 e 29 de setembro, 04, 05, 06, 18 e 19 de outubro.
– Santa Rosa – dias 22 e 29 de setembro, 06, 20 e 27 de outubro.
 
 
– Curso Preparatório para Licitações – Inscrições abertas:
Carga horária total: 16 horas/ aula.
Público alvo: Dirigentes, advogados e contadores de cooperativas.
Objetivo: O curso trata dos trâmites legais a respeito do cooperativismo e esclarece abordagens jurídicas sobre a atividade.
Locais:
– Porto Alegre – dias 22 e 23 de outubro.
– Passo Fundo – dias 05 e 06 de novembro.
 
 
Curso Conselho Administrativo – Inscrições encerradas:
Carga horária total: 16 horas/ aula.
Público alvo: Conselheiros administrativos, dirigentes e associados de cooperativas.
Objetivo do curso: Propiciar aos participantes um maior entendimento sobre o funcionamento e gestão das cooperativas, e capacitar os seus dirigentes para assumirem o papel de gestor.
Programa: O curso é dividido em três módulos: Bases Conceituais, Atuação do Conselho Administrativo e Análise e Gestão das Cooperativas.
Curso Conselho Fiscal – Inscrições encerradas:
Carga horária total: 16 horas/ aula.
Público alvo: Conselheiros Fiscais de cooperativas.
Objetivo do curso: Propiciar aos conselheiros fiscais das cooperativas, um maior entendimento sobre o funcionamento e gestão das cooperativas.
Programa: Possui três módulos: Bases conceituais,   Atuação do Conselho Fiscal e   Análise e Gestão das Cooperativas.