Ir para o conteúdo principal

Lideranças discutem estratégias de desenvolvimento

O vice-presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Irno Augusto Pretto, participou hoje (13/02) de um almoço no Palácio Piratini, que contou com a presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, e diversas lideranças políticas, além de empresários gaúchos. Após o almoço, o grupo se reuniu para discutir e ouvir de Mangabeira algumas estratégias de desenvolvimento para o Estado.

 

Apresentado pela governadora, Mangabeira sugeriu quatro práticas para o desenvolvimento estratégico do Rio Grande do Sul. A primeira é a transferência de tecnologias avançadas para pequenas empresas; depois, a criação de uma escola de ensino médio técnica e profissional, que promova a capacitação analítica. Ele também enfatizou a necessidade de uma mudança estrutural nas regiões mais pobres do Estado, como o investimento em equipamentos na agricultura, e, por último, tratou da importância de uma política social eficiente. A respeito deste assunto, o Ministro sugeriu um mapeamento social do Estado, com a identificação e recuperação das famílias com maiores dificuldades financeiras. “Minha ambição é formular estratégias de desenvolvimento que se traduzam em iniciativas e que sejam não apenas um projeto de governo, mas de Estado” – declarou o ministro.

 

Após o pronunciamento do Ministro, os participantes tiveram espaço para o debate e exposição de idéias. Yeda também aproveitou para presentear Mangabeira com uma cuia e bomba, elementos típicos gaúchos.