Ir para o conteúdo principal

Formatura do Programa Aprendiz Cooperativo é realizada na Expodireto

Durante a tarde de quinta-feira (9), durante a 18ª Expodireto Cotrijal, na Casa da Família Cotrijal, foi realizada a solenidade de formatura da turma do curso de Auxiliar para Serviços de Supermercado. Ao todo, 17 jovens receberam os certificados de conclusão após 15 meses de aulas práticas e teóricas do Programa Aprendiz Cooperativo.

Na ocasião, o superintendente de Varejo da Cotrijal, Valcir Zanchett, falou dos desafios de lidar com a juventude, devido à velocidade e maneiras diferentes com que os jovens absorvem os conteúdos, dos desafios do varejo, por ser uma área que requer muito jogo de cintura e liderança e dos desafios enfrentados no mercado de trabalho atual. “Mas o mercado está aí. O desemprego existe, mas as vagas que estão abertas acolherão os melhores. Sejam e façam o melhor de vocês”.

O presidente do Sindicomerciários de Carazinho, Ivomar de Andrade, o presidente da Cooeducars, cooperativa educacional que atua junto ao Sescoop/RS e responsável por ministrar os cursos, Ricardo Lermen, e o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, contaram sobre suas trajetórias e deixaram suas mensagens de incentivo aos jovens, reiterando a importância do Programa Aprendiz Cooperativo, bem como do esforço, dedicação e destaque em suas atividades para que alcancem o sucesso profissional.

Da turma que recebeu os certificados na quinta-feira, cinco já constam no quadro de funcionários da Cotrijal e alguns já atuam em outras empresas, tendo, inclusive, se ausentado da cerimônia em função do trabalho.

Sobre o Programa
O Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS proporciona às cooperativas condições para cumprimento da Lei nº 10.097/2000 que exige dos estabelecimentos de qualquer natureza a contratação em seu quadro de empregados entre 5% e 15% de jovens aprendizes.

O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho, garantindo a sua formação técnico-profissional, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Desta forma, o SESCOOP/RS cumpre um de seus principais objetivos que é a formação profissional de empregados e sócios de cooperativas, além de contribuir para o desenvolvimento social das comunidades.