Ir para o conteúdo principal

Top of Mind 2017 destaca cooperativas gaúchas

Qualidade, gestão profissional e compromisso com a comunidade. Essas são apenas algumas das características que fazem com que as cooperativas gaúchas estejam entre as marcas mais lembradas e preferidas do Rio Grande do Sul. É o que aponta a 27a edição da pesquisa Top of Mind, organizada pela Revista Amanhã em parceria com a Segmento Pesquisas, que destaca 12 cooperativas do Estado em 18 categorias distintas. A cerimônia oficial ocorreu na noite dessa quinta-feira (22/6), na Sogipa, em Porto Alegre, e foi marcada pela entrega de mais de cem premiações para empresas e personalidades.

Entre os destaques do segmento cooperativista, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,5 milhões de associados, destaca-se em sete categorias: Cooperativa de Crédito (1° lugar), Caderneta de Poupança (4°), Banco (7°), Consórcio (9°), Seguradora (11°), Empresa em que Gostaria de Trabalhar (13°) e Instituição de Credibilidade (14°). O Sistema Cooperativo do Brasil – Sicoob, que inaugurou em 17 de janeiro deste ano a sua primeira agência em Porto Alegre, e a Unicred, também aparecem na relação das empresas mais lembradas na categoria Cooperativa de Crédito, em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Saúde e bem-estar

O Ramo Saúde do cooperativismo gaúcho também marca presença na pesquisa. A Unimed aparece como uma das empresas mais lembradas em cinco categorias, com destaque para as primeiras posições ocupadas em Plano de Saúde e Clínica Médica. Além disso, a Unimed também é citada nas categorias Empresa em que Gostaria de Trabalhar (13°, empatado com o Sicredi), Plano Odontológico (3°) e Laboratório de Análises Clínicas (11°).

Já a Uniodonto conquistou pelo terceiro ano consecutivo o primeiro lugar na categoria Plano Odontológico. Para o presidente da Federação Uniodonto, Irno Pretto, a distinção representa a importância da intercooperação no sistema cooperativista. “A satisfação dos beneficiários do sistema de saúde Uniodonto é extremamente gratificante nesse tipo de premiação e reconhecimento. As cooperativas olham o beneficiário como cidadão e não como um negócio e, nesse sentido, a intercooperação que praticamos com o Sicredi e a Unimed é fundamental para o crescimento de todos e o bem-estar da população”.

Laticínios, frango, vinho e espumante relacionam cooperativas

Com maior representatividade econômica entre os 13 ramos do cooperativismo gaúcho, o setor Agropecuário é destaque no Top of Mind 2017. Ao todo, sete cooperativas revelam a força de suas marcas na mente dos gaúchos, aparecendo em seis categorias. Com destaque para os laticínios e derivados de leite, que apontam cinco cooperativas entre as mais lembradas. Na categoria Doce de Leite aparecem a Cooperativa Piá (2°), Santa Clara (6°) e a Danby (9° – marca da Cosulati); na categoria Leite estão a Piá (2°), Dália (3° – marca da Cosuel), Santa Clara (4°), Danby (8° – marca da Cosulati) e Languiru (9°); em Queijo, aparecem a Santa Clara (1°), Danby (3° – marca da Cosulati) e Piá (6°).

As cooperativas agropecuárias também marcam presença através das categorias Frango, com a Languiru (9º), Espumante, com as Vinícolas Garibaldi (4° lugar com a sua marca Gotas de Cristal e 5° lugar como Garibaldi) e Aurora (7º), e Vinho, com a Garibaldi (5°) e a Aurora (6°). O ramo Produção também aparece na pesquisa, sendo citado na categoria Tênis, com a All Star (5º lugar – marca da Coopershoes).

As Invictas do Top of Mind

A Unimed e a Santa Clara também são destaques entre as invictas do Top of Mind, marcas que vencem em suas categorias há pelo menos seis anos consecutivos. Com a conquista da 24ª vitória seguida na categoria Plano de Saúde, a Unimed se coloca como uma das principais vencedoras do prêmio desde a sua criação. “Buscamos constantemente a excelência de nossos serviços, com ações que promovem o cuidado, o bem-estar e a qualidade de vida de todos que conosco se relacionam. Este reconhecimento, resultado de uma pesquisa ampla, chancela o trabalho da Unimed Porto Alegre e aumenta nossa responsabilidade de nos mantermos na mente das pessoas de forma positiva”, destaca a diretora de Relações com o Mercado da Unimed Porto Alegre, Rosângela D´Ávila, agraciada durante a cerimônia de premiação.

Pelo sétimo ano consecutivo, os queijos Santa Clara são os mais lembrados pelos gaúchos na pesquisa Top of Mind. A honraria foi recebida pelo vice-presidente da Cooperativa, Gelsi Belmiro Thums. Na pesquisa, os queijos Santa Clara obtiveram 34,4% de lembrança. Desde que a categoria foi inserida no Top Of Mind, a Cooperativa é a mais lembrada.

Sobre o Top of Mind 2017

Para a 27ª edição do Top Of Mind foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 65 anos. A coleta das informações ocorreu entre março e abril de 2017, em 34 municípios que integram as sete mesorregiões do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).