Ir para o conteúdo principal

Lançamento do Cartão BNDES Agro reúne associados de cooperativas

Um incentivo ao desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar. A frase usada por dois associados do Sicredi que participam de um projeto piloto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sintetiza o papel do Cartão BNDES Agro. O produto foi lançado nesta quarta-feira (30/8), na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 40ª edição da Expointer.

O Cartão BNDES Agro é voltado à agropecuária e poderá financiar pessoas físicas que atuam no setor. Até então, financiavam-se apenas investimentos das micro, pequenas e médias empresas. “Trata-se de um produto complementar ao portfólio que custeia a agropecuária e que chega para desburocratizar a aquisição de insumos e equipamentos. Ele elimina boa parte do processo manual e do tempo antes necessários para as operações”, explica o diretor de crédito rural do BNDES, Ricardo Ramos.

Segundo Ramos, com o cartão BNDES Agro, a instituição consegue de fato chegar naquele produtor rural que precisa de recursos de forma mais livre, menos direcionada. “Isto é um marco importante para o BNDES, tão importante para o BNDES como é para o próprio pequeno produtor, porque ele vai ter um instrumento que vai poder comprar insumos, peças e realizar pequenos investimentos”, disse o diretor do BNDES, Ricardo Ramos.

Ainda de acordo com o BNDES, o cartão segue em fase piloto mas pode ser lançado até outubro para toda a base de associados do Sicredi, do Sicoob e de outros agentes financeiros. Para as cooperativas do Sistema Sicredi, esse é considerado um avanço importante.  “Precisamos enxergar os nossos associados que trabalham no campo também como pessoas jurídicas. Embora em muitos casos eles não possuam um CNPJ, geram empregos e agregam renda para a comunidade”, reforça o presidente da cooperativa Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, que trouxe para o evento os dois associados participantes do projeto de desenvolvimento do produto.

Associado do Sicredi e produtor das culturas de morango e milho no município de Caxias do Sul, Cláudio Luiz Andreazza, já faz planos. Ele recebeu um dos cartões entregues no lançamento e participará do piloto. “Planejo adquirir uma plataforma para colher milho”, afirma o agricultor. Do mesmo município, veio o também associado do Sicredi e fruticultor Ronei Pasquali. “Fico feliz por participar do projeto e ainda mais por saber que o cartão vem cooperar para o crescimento da agricultura”, comenta Pasquali.

“O agronegócio está no nosso DNA, não por acaso fomos reconhecidos pelo próprio BNDES, pela quarta vez neste ano como o agente financeiro com o maior volume de financiamentos do Pronaf. A escolha para participarmos desse projeto piloto também reforça essa, que é uma das nossas vocações”, finaliza o presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Fernando Dall’Agnese.

Para o diretor de operações do Bancoob, Ênio Meinen, o BNDES é um agente financeiro fundamental para o desenvolvimento do agronegócio. “Preciso ressaltar a importância do papel do BNDES. Os recursos que o Sicoob traz aqui para financiar atividades ou equipamentos dos associados são providos fundamentalmente pelo BNDES, que respondem por 50% de todos os investimentos para o agronegócio, em torno de R$ 23 bilhões são providos pelo BNDES, que é um agente financeiro muito representativo e participativo na dinamização desse único setor que responde em intervalos de crise como esse que nós estamos vivenciando”, completo Meinen.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento cartão BNDES Agro, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; a presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha; representantes do BNDES; diretor executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares; e o diretor geral da Cabal, Cláudio Haalley.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Central Sicredi Sul Sudeste