Ir para o conteúdo principal

Unimed Nordeste-RS apresenta projeto de sustentabilidade em congresso internacional na Mongólia

A Unimed Nordeste-RS apresentou um dos seus projetos sociais de saúde durante o Cooperative Development Meeting (Encontro de Desenvolvimento Cooperativo), realizado em Ulan Bator, Mongólia, nos dias 24 e 25 de outubro. O evento, que teve como objetivo promover uma plataforma de cooperação entre os países participantes para o desenvolvimento, incremento e aproximação de projetos focados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foi promovido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), União Europeia e organizações cooperativistas da Mongólia, e contou com importantes agências e organizações internacionais.

Entre os presentes, destacam-se representantes da ONU, pelas agências OIT (Trabalho) e FAO (Alimentação e Agricultura), da Global Communities Partners of Good e confederações cooperativistas de países da Ásia, entre outras organizações internacionais, que apresentaram e discutiram temas focados em saúde, agricultura e parcerias, buscando a informação, o engajamento, a construção e o comprometimento conjunto.

Representando o Brasil, a Unimed Nordeste-RS, por meio do seu superintendente de Mercado, Carlos Eduardo Corá, apresentou aos participantes o Projeto Viver Melhor, ganhador, no ano passado, na categoria Empresa Cidadã, do Prêmio Nacional Somoscoop, uma iniciativa do Sistema OCB que reconhece a criatividade, a visão e os resultados obtidos por cooperativas nos mais variados setores. Com atuação desde 1996, o Projeto Viver Melhor Unimed tem transformado as vidas de 1.900 pessoas carentes, com deficiência física ou mental e de idosos asilados.

Atendendo organizações não governamentais de apoio a deficientes e idosos, o Programa viabiliza consultas especializadas e exames médicos essenciais ao desenvolvimento desses pacientes. Uma parceria que envolve mais de 600 médicos cooperados voluntários. Na rede pública, esses pacientes esperavam até cinco meses pelo atendimento.

Hoje, com a parceria da Unimed, eles são atendidos em no máximo 15 dias. O acesso a médicos e exames especializados permitiu um diagnóstico mais eficiente, melhorando a evolução dos tratamentos e a qualidade de vida destes pacientes. Além de uma saúde mais protegida, muitos desses beneficiados, ao receber o atendimento médico adequado, ingressam no mercado de trabalho, promovendo ainda mais a sua inclusão social. Entre as entidades atendidas estão as Apaes, Apadev, Hellen Keller, Inav, PCDs Azaléia, Cidef, ARampa, Amafa e Afadev.