Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS promove o cooperativismo na região central do RS

No último sábado (4/11), o município de São Sepé recebeu as atividades do Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS, com o apoio das cooperativas da região, Cotrisel – que comemora 60 anos em 2017 e Sicredi Região Centro.

A programação serviu como preparação para a 10ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo que acontece na cidade, no dia 18 de novembro, e trabalhou a educação cooperativista com cerca de 450 pessoas, divididas em quatro diferentes grupos: jovens, lideranças, mulheres e crianças, incentivando-os a serem protagonistas no desenvolvimento e na gestão das cooperativas.

Grupo Lideranças

No auditório da Cotrisel (Supermercado), o grupo de lideranças de cooperativas, entidades sociais, prefeitos e demais autoridades regionais assistiu à apresentação do presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno, que contou a história da cooperativa e seu crescimento e evolução desde o ano de 1957, sua estrutura atual, faturamento, áreas de atuação, etc. O diretor da Ocergs, Valdir Feller, apresentou a origem e história do cooperativismo, seus valores e princípios, o papel do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e os cursos e programas que ele desenvolve, dados sobre a escoop e incluindo números do cooperativismo no Estado e como ele colabora para o desenvolvimento do RS.

O grupo também assistiu a painéis sobre o tema “Experiências de Gestão e Educação Cooperativa”. Representando o ramo Agropecuário, o diretor executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Luis Feltraco, discorreu sobre o papel da Federação, dados e evolução do ramo agropecuário no Brasil e no Estado, crescimento sustentável, evolução social e de faturamento, dentre outros temas. Representando o ramo Crédito, o diretor da Ocergs, Orlando Müller, relatou sua trajetória de vida junto ao cooperativismo, o tempo em que esteve no Sicredi, uma visão macro do sistema – lembrando como o cooperativismo atua em alguns países que conheceu. “O sistema cooperativista deve se fortalecer, pois no cooperativismo, ninguém faz as coisas isoladamente, não existe sucesso individual”, defendeu.

Grupo Crianças

Associação dos Funcionários da Cotrisel recebeu o grupo de crianças de até 13 anos das escolas Professora Maria Jose Valmarath, Eno Brum Pires, João XXIII, Coronel Chananeco, Padre Theo, João Pessoa e José Gabriel de Moraes Brenner. As crianças participaram de atividades dinâmicas e jogos cooperativos para incentivar a cooperação, com a pedagogia do Projeto União Faz a Vida, do Sicredi. Em seguida, aprenderam sobre reciclagem e meio ambiente, através do Projeto A Turminha da Reciclagem, realizado pela Fundação Aury Bodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e Sescoop/RS, que educa e ensina as crianças de um jeito divertido a cuidar do meio ambiente.

Grupo Jovens

Também na Associação, um grupo de cerca de jovens de até 21 anos assistiram à palestra do comunicador Duda Garbi, “Tire o melhor de si mesmo” sobre motivação pessoal e trabalho em equipe, momentos que considera marcantes em sua trajetória e o caminho que percorreu até chegar ao grupo RBS, ressaltando ao público a importância de persistir na realização de sonhos e projetos. Em seguida, o professor e pesquisador Everaldo Marini, discorreu sobre o tema “O jovem e o cooperativismo”, em que apresentou dados sobre as cooperativas escolares no Brasil e no mundo, sua história e origem, objetivos, benefícios, responsabilidades e orientou sobre como constituir uma cooperativa escolar.

Grupo Mulheres

Na Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, os trabalhos foram voltados para o grupo de mulheres produtoras que têm um importante papel na comunidade. Elas assistiram à palestra de Fabrício Carpinejar sobre “Família de afetos: um jeito gaúcho de amar”, que tratou sobre o papel de alguns hábitos e demonstrações de afeto e carinho tipicamente gaúchos e de que forma aproveitar cada instante com a família.

Por fim, a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, falou sobre O Papel da Mulher como Protagonista no Cooperativismo. Ela apresentou dados do cooperativismo brasileiro e gaúcho, as ações que as mulheres desenvolvem em prol do cooperativismo, além de dados da participação de mulheres no setor, incentivando-as a se associarem a cooperativa e motivarem seus filhos.

Almoço cooperativo

Após o encerramento das atividades, os participantes de todos os grupos se reuniram na sede da Associação dos Funcionários da Cotrisel para socialização de ideias debatidas durante a manhã e almoço cooperativo. O grupo das crianças, representado pelos alunos Kauê Belchior (11 anos), Emilli Soares (7), Raíssa Silva (11) e Marcos Vinícius (11), apresentou as atividades que foram realizadas durante a manhã, o que mais chamou a atenção e o que aprenderam sobre o cooperativismo. Os jovens Alissom Bagolin, Bruno Bitencount e Gabriel fizeram uma síntese das palestras e falaram da importância do cooperativismo e das vantagens da união entre as pessoas proposta pelo sistema para alcançar seus objetivos e sonhos, destacando que, se a cooperativa estiver ao lado do jovem, ele permanecerá na propriedade rural.

Representando o grupo das mulheres, Neusa Santos Nunes, Lídia Scherer Monteiro e Lesiane Correa Machado apresentaram os resultados do debate sobre o papel da mulher no cooperativismo do século 21 e quais as ações contínuas para a maior participação da mulher no cooperativismo. Para elas, eventos como esse ressaltam a importância da participação da mulher nas atividades da cooperativa e, através dessa inserção, trabalho e união, é possível agregar valor e os interesses de todos em prol da cooperativa e da comunidade.

Para o presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno, o evento foi uma grande oportunidade de a cidade conhecer e rever alguns conceitos com uma atividade diferenciada que plantou a semente do cooperativismo no coração de todos que participaram. “Em nome da Cotrisel e do Sicredi agradeço a oportunidade dada pelo Sescoop/RS de recebermos o evento e a presença de todos os nossos associados nesse dia de estudo sobre o cooperativismo. A cooperativa perde sua razão de ser se não tiver toda a comunidade envolvida”, finalizou.

Sobre o Programa

O Programa tem como objetivo integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidades em que atuam as cooperativas; divulgar a doutrina cooperativista; promover os princípios e valores do cooperativismo e promover a educação cooperativista por intermédio de espaços culturais, prioritariamente a música.

O programa será coroado com a realização do 10º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, no dia 18 de novembro, no Ginásio Municipal de Esportes Nery Bueno Lopes. Na oportunidade, além da apresentação da etapa Classificatória, totalizando 20 músicas, será realizada também a Final do Festival, que terá como atração de encerramento show com a dupla César Oliveira e Rogério Melo.

Para mais informações sobre o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo acesse www.sescooprs.coop.br e https://www.facebook.com/Festival-O-Rio-Grande-Canta-o-Cooperativismo-304217816380828/