Ir para o conteúdo principal

Projeto A Turminha da Reciclagem premia Escolas Cidadãs 2017

O projeto A Turminha da Reciclagem, desenvolvido pela Fundação Aury Bodanese e pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, com o apoio do Sescoop/RS, realizou no dia 16 de novembro, na casa da Ocergs na Expointer, a entrega do Prêmio Escola Cidadã 2017, que contemplou os principais projetos desenvolvidos por escolas gaúchas.

A premiação tem o objetivo de reconhecer as escolas que desenvolveram e aplicam ações de conscientização socioambiental com alunos, professores e comunidade, além de socializar e divulgar as boas práticas desenvolvidas.

A analista administrativa do Sescoop/RS, Rosângela Vargas deu as boas-vindas a todos, apresentando o Sescoop/RS, seus objetivos, eixos de atuação. “Os aplausos são para vocês que trabalharam muito para estarem aqui. Estar aqui hoje nos permite perceber que nosso trabalho está dando frutos através de projetos como esse que apoiamos com muito carinho”.

Em seu pronunciamento, a presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Machado, apresentou a fundação e a Cooperativa Aurora, seus objetivos, números e agradeceu a presença de todos no evento que reconhece os trabalhos de todas as escolas e voluntários desenvolvidos durante todo o ano. “A missão da Fundação é valorizar o ser humano e contribuir para o exercício da cidadania. Queremos ajudar as pessoas a construírem um mundo melhor. E para isso, precisamos colocar a mão na massa juntos em projetos como esse. Cooperar é ajudar um ao outro. Parabéns a todos que participam desse projeto e contribuem para a construção de um mundo melhor. Não importa quem ganha ou perde, o que importa é que estamos aqui fazendo a diferença”, finalizou.

Entrega de certificados e premiação de poesias

Após a apresentação da educadora ambiental, Samara Arsego, de todos os projetos desenvolvidos em 2017 no Estado, e de intervenção artística dos Cirandeiros do grupo teatral “Melhor Não”, as escolas inscritas no Projeto receberam seu certificado de participação.

Em seguida, as escolas que se destacaram pelas poesias e foram avaliadas pela criatividade e rima, desenvolvimento da escrita e temáticas que envolvem o meio ambiente foram: 

1º lugar: Escola Municipal Otaviano Silveira, de Sapucaia do Sul.

A Escola voltou sua atenção a um problema local, que foi mediado por um grupo de alunos que desenvolveu um projeto para revitalização do arroio José Joaquim. A turma realizou várias ações e foi até o prefeito da cidade levar uma carta com suas principais reivindicações para a melhoria na qualidade da água do arroio.

2º lugar: Escola Municipal Aratiba, do município de Aratiba.

Foram desenvolvidas atividades voltadas ao cuidado com o planeta através do reaproveitamento. A instituição utilizou a horta para inserir questões ambientais no dia a dia, como coleta seletiva, produção de ervas e verduras, cuidado com o solo, com as plantas, etc.

3º lugar: Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, de Canoas.

O projeto foi desenvolvido principalmente por duas turmas da escola, por alunos que começaram a se preocupar com as questões ambientais em função da poluição da agua. O questionamento sobre a água gerou mais debates, chegou na coleta seletiva e na alimentação saudável.

Premiação Escola Cidadã

A entrega dos prêmios Escolas Cidadãs foi realizada na sequência. Foram critérios para a escolha criatividade, alcance dos objetivos propostos, relevância e impacto das ações realizadas, envolvimento dos alunos e professores, envolvimento da comunidade e perspectiva de continuidade.

1º lugar: Escola de Educação Infantil Stella Virginia Konrad, de Viamão.

A escola fez um trabalho especial com seus alunos. Proporcionou experiências diferentes para os alunos fora e dentro de sala de aula. Os alunos passaram de espectadores para autores desse projeto, percebendo problemas locais e, com a ajuda da comunidade e presença dos pais, desenvolveu inúmeras ações.

2º lugar: Escola Quatorze de Setembro, de Viamão.

Situada na região metropolitana, busca “transformar atitudes”, reforçando essa transformação através do prêmio.

3º lugar: Creche do Coração, de Porto Alegre.

A comunidade sempre está dificuldades, mas a presença da escola faz viver a cultura, o saber, o conhecimento. Entendem a importância de valorizar o seu próprio espaço, do meio que vivem, onde os pais e vizinhos colaboram com a escola, se doam pelo bem comum.

O Prêmio e A Turminha da Reciclagem

O Prêmio Escola Cidadã mostra que pensar no próximo também é um ato de amor e cuidar do ambiente em que vivemos é uma das maiores provas de cooperação quando o nosso ideal é garantir um futuro melhor.

O programa “A turminha da Reciclagem” iniciou no ano de 1999 e, hoje, a Fundação Aury Luiz Bodanese e a Aurora Alimentos contam com duas educadoras ambientais que realizam o trabalho nas escolas principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além disso, o Programa possui multiplicadores em diversas unidades da aurora alimentos, que levam o Programa a inúmeras escolas em vários lugares do Brasil. Desde 2008, o Programa atendeu e beneficiou mais de 200 mil pessoas e já recebeu várias premiações como benchmarking ambiental brasileiro e Prêmio Expressão Ecologia.

Este ano, o Prêmio Escola Cidadã recebeu 64 projetos: 31 no estado de Santa Catarina, 27 no Rio Grande do Sul e seis de outros estados. E, para incentivar a leitura e produção textual, o Prêmio valorizou a melhor poesia produzida pelos alunos das escolas. A temática ambiental foi o foco desta produção onde cada escola teve a oportunidade de, junto ao seu projeto, inserir uma poesia para concorrer a este prêmio. No Rio Grande do Sul, foram inscritas oito poesias que foram expostas no dia da entrega do prêmio.