Ir para o conteúdo principal

Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista ocorre amanhã

Uma oportunidade para se reciclar, encontrar novas formas de pensar e atuar, ver que é possível fazer um trabalho que agregue valor às comunidades em que as cooperativas atuam. É com essa proposta que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) promove amanhã, 29 de novembro, no Centro de Formação Profissional Cooperativista (Escoop), em Porto Alegre, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista. Nesta edição, o encontro conta com os palestrantes Marcos Piangers, Rosângela Florczak e Eugênio Esber, que discorrerão sobre o tema “A comunicação cooperativa em uma sociedade conectada em rede”.

O evento tem como objetivo oferecer condições para que os comunicadores tomem as melhores decisões de estratégias de comunicação, juntamente com as diretorias das cooperativas. Os palestrantes trarão conteúdo e conhecimento para quem atua na área da comunicação nas cooperativas, oportunizando um espaço democrático de debates e troca de experiências.

OS PALESTRANTES

MARCOS PIANGERS – O radialista, apresentador e colunista brasileiro, Marcos Piangers, em sua palestra com o tema “Inovação: uma espiada no futuro”, discorrerá sobre tecnologia, oportunidades digitais e como a inovação pode acontecer nas cooperativas. Abordará as quatro principais características das empresas inovadoras. Como um mundo conectado está mudando empresas, marcas, profissões e pessoas. Com mais de uma centena de apresentações para grandes empresas, agências de publicidade, faculdades e eventos focados nas mais diversas áreas, Piangers fala sobre o futuro e as tendências. Possui mais de 150 mil livros vendidos no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. Mais de 2 milhões de fãs no Facebook. Finalista do Prêmio Açorianos de melhor livro de crônicas em 2015.

ROSÂNGELA FLORCZAK – Professora e consultora em Comunicação Corporativa, em sua palestra “Comunicação em tempos de riscos e incertezas” sensibilizará os comunicadores a perceberem o novo cenário que cerca a comunicação nas cooperativas. Nesse contexto, evidenciará a necessidade de gerenciar riscos e crises, a partir de uma ação comunicacional que preserve e fortaleça as relações de confiança com os associados e comunidades e, portanto, a reputação das marcas cooperativas. Rosângela é jornalista, mestre e doutoranda em Comunicação Organizacional. Atuou como executiva em organizações de grande porte e recebeu o Prêmio Aberje Nacional. Professora de Gerenciamento de Crise e Reputação na ESPM-Sul (RS).

EUGÊNIO ESBER – Diretor de redação da revista de gestão e negócios Amanhã, uma das principais revistas do País, discorrerá sobre a imagem do cooperativismo e os desafios para as áreas de comunicação, tratando de aspectos como abordagens sobre a conquista da credibilidade, entendendo o jornalista, a forma adequada de entrar na pauta dos veículos, como manter relação saudável com jornalistas e relações com a imprensa em momentos de crise. O objetivo é mostrar os caminhos à disposição das cooperativas que pretendem construir uma relação saudável e proveitosa com os profissionais e com os veículos de comunicação.

PÚBLICO-ALVO

O Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista é destinado a assessores de imprensa, jornalistas, publicitários, relações públicas e demais profissionais ligados à área de comunicação e marketing das cooperativas gaúchas.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento e Coffee Break

9h – Abertura
Palavra do Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius
Apresentação Pós-Graduação em Comunicação Cooperativa
Professor Derli Schmidt

9h30 – Inovação: Uma Espiada no Futuro
Marcos Piangers

11h30 – Intervalo

13h – Apresentação Setor de Comunicação Sescoop/RS

13h15 – Comunicação em Tempos de Riscos e Incertezas
Rosângela Florczak

15h15 – Coffee break

15h30 – A Imagem do Cooperativismo e os Desafios para as Áreas de Comunicação
Eugênio Esber

17h30 – Encerramento