Ir para o conteúdo principal

Languiru divide sua experiência com cooperativas do Peru

O incentivo à educação é um dos princípios do cooperativismo que tem aproximado as pessoas. Muitas organizações do sistema vêm estimulando seus membros a viajar, visando ao desenvolvimento de uma organização, de uma comunidade ou de uma região, buscando informações com diferentes etnias e culturas. Nesse contexto, recentemente a Cooperativa Languiru recebeu a visita de representantes de cooperativas de Jaén, cidade situada na província de Cajamarca, localizada ao norte do Peru.

A intenção do grupo foi conhecer a história, a diversificação dos setores e unidades industriais da Languiru. A região onde os peruanos residem é caracterizada pela monocultura, ou seja, a produção de café dita a matriz econômica de Cajamarca.

Além de dirigentes cooperativistas, também integraram a comitiva engenheiros agrônomos, pesquisadores e funcionários públicos. O grupo foi acompanhado pelo analista técnico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Matheus Dias, no roteiro que também contemplou visitas ao Sicredi Ouro Branco, de Teutônia, e à Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves. Os peruanos ainda visitaram cooperativas do Paraná e de São Paulo.

Apresentação do case

A programação iniciou pela manhã no auditório da sede administrativa, no Bairro Languiru. O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, deu as boas-vindas e reiterou que a troca de experiências é fundamental para a evolução do cooperativismo. Bayer falou sobre a produção de rações e a exportação de carnes de frango e suíno. Enalteceu que as plantas industriais estão operando com capacidade máxima e fez menção às parcerias da Cooperativa para atingir este propósito.

Na sequência, o encontro foi conduzido pelo gerente de fomento, Beto Aurélio Markus, que apresentou o vídeo institucional e falou sobre os setores da Languiru. Markus explicou a segmentação da Cooperativa e mostrou fotos de unidades estratégicas de negócios. Números e gráficos foram acrescentados para que os peruanos tivessem uma melhor noção do tamanho da Languiru. “Um dos nossos diferenciais é a logística, uma vez que as propriedades de associados estão perto das unidades industriais e da sede administrativa. Esta realidade ameniza os custos de produção”, esclareceu. Markus também falou sobre a diminuição da idade média do quadro social e do posicionamento da Cooperativa nos cenários regional, estadual e nacional.

Beneficiamento de lácteos e abate de suínos

Ainda pela manhã, o grupo seguiu até o Bairro Teutônia, onde os peruanos visitaram a Indústria de Laticínios. Eles foram recepcionados pelo gerente industrial, Mauro Aschebrock, que apresentou números sobre a produção, quadro de colaboradores e logística da unidade. A encarregada da qualidade, Patrícia Dick Haas, conduziu o grupo pela indústria após a degustação de produtos lácteos da Languiru. Patrícia explicou diferentes processos, como o recebimento da matéria-prima, análises de laboratório, envase de produtos de valor agregado e expedição.

À tarde, o roteiro seguiu no município de Poço das Antas, com visita ao Frigorífico de Suínos. Os peruanos foram recepcionados pelo gerente de negócio, Costantino Marzano, e pelo coordenador de qualidade, André Fritsch von Frühauf, que compartilharam alguns números da unidade pertinentes ao abate e à comercialização. A analista de qualidade, Marli Haefliger, continuou com a programação ao apresentar os setores que envolvem o abate de suínos. Os visitantes conheceram a produção de embutidos, o fracionamento de carcaças e o processo de expedição.

Uma das melhores cooperativas do Brasil

O representante da Colônia Herrera, Jairo Herrera, destaca que o grupo ficou impressionado com a alta tecnologia empregada pela Languiru, tanto na Indústria de Laticínios como no Frigorífico de Suínos. Enalteceu a diversificação das atividades e a responsabilidade ambiental da Cooperativa. “Esta visita serviu para mostrar a importância do sistema cooperativo no desenvolvimento de pessoas e de comunidades. Também foi possível notar o papel dos governantes para estimular o associativismo, gerar empregos e promover o bem-estar da população. A Languiru é uma das melhores cooperativas do Brasil”, afirmou.

Herrera percebeu semelhanças entre o cooperativismo do Brasil e do Peru. Citou o modelo gratuito de associação voluntária, a autogestão como mecanismo que permite que os próprios membros liderem as cooperativas e a ausência de um propósito lucrativo em relação às operações que a cooperativa realiza com seus parceiros. “Queremos desenvolver a região de Cajamarca, que teve um crescimento populacional e econômico muito grande nos últimos anos”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru