Ir para o conteúdo principal

Segurança Alimentar Global é debatida em Santa Rosa

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu na noite desta quinta-feira (19/4), no Centro Cívico Cultural Antônio Borges, em Santa Rosa, uma palestra com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que explanou sobre a segurança alimentar global. O evento faz parte da programação da Fenasoja 2018.

Reconhecido como uma liderança no cenário do cooperativismo brasileiro, o embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para o cooperativismo mundial e coordenador do centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV), Roberto Rodrigues afirmou que, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a oferta de alimentos no mundo precisa crescer 20% nos próximos dez anos para que não haja fome, e para que isso aconteça é necessário que a capacidade de crescimento do Brasil seja de 41%, número que estabelece um contraste com o cenário de muitos outros países, os quais não chegam a 10%. “O Brasil tem pela frente a expectativa de ser o campeão mundial da segurança alimentar e, portanto o da paz”. Para isso, Rodrigues ressalta que é necessário haver uma estratégia clara, cuja essência é a segurança jurídica.

O ex-ministro destaca a importância da agricultura no desenvolvimento econômico e social do Brasil. “No ano passado o PIB brasileiro cresceu 1%, a agricultura cresceu 13%. Esse 1% do PIB nacional é composto de 73% da agricultura”. E Rodrigues chama atenção para o respeito e a valorização que a agricultura brasileira tem no cenário mundial. “Há uma verdade cristalina, o mundo sabe que com fome não haverá paz, a paz só existirá com segurança alimentar”, afirma.

A comunicação é um item que necessita ser aprimorado quando há referência à agricultura. “Nós precisamos saber comunicar claramente a importância do agro nas cadeias produtivas. E comunicando nós temos que explicar o que é competitividade. As empresas devem competir para serem únicas e não para tentarem serem as melhores. O Brasil é o país mais competitivo do mundo”, complementa.

Ao avaliar a força e o potencial do agronegócio brasileiro, o ex-ministro da Agricultura enfatiza a capacidade proeminente de crescimento e os reflexos positivos na sociedade brasileira. “O Brasil tem uma condição única na história contemporânea de crescer, gerando um povo mais feliz e mais rico através do agronegócio”, finaliza.

O evento contou com a presença do presidente da Cotrirosa, Eduino Wilkomm; presidente da Fenasoja, Alexandre Maronez; vice-prefeito de Santa Rosa, Luis Antônio Benvegnú; diretor executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco e do gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos.

Sistema Ocergs-Sescoop/RS presente na Fenasoja

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS participará também, de 27 de abril a 6 de maio, da Fenasoja, com um estande institucional para a divulgação dos valores cooperativistas, que será também um ponto de encontro para os cooperativistas de todo o Rio Grande do Sul.