Ir para o conteúdo principal

Programa de Autogestão chega à segunda fase de reuniões devolutivas

Durante o mês de maio, o setor de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a FecoAgro/RS, realizaram a segunda devolutiva, com visitas técnicas às cooperativas que participam do projeto de Autogestão. O superintendente técnico-operacional, Gerson Lauermann, e o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, acompanhados do presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, e do diretor-executivo da entidade, Sérgio Feltraco, além de técnicos do Sistema, participaram dos encontros, que aconteceram nas cooperativas CCGL, Coopermil, Cotrirosa, Cotripal, Cooperoque, Coopatrigo e Languiru.

Nas visitas, foi ressaltado que a ferramenta de autogestão das cooperativas agropecuárias é de fundamental importância para a boa gestão das cooperativas, e que seus benefícios econômicos e financeiros para o sistema serão evidenciados com clareza e transparência. O programa, implementado no RS desde março de 2015, possibilita que a boa governança contribua para a aplicação da autogestão e tem por finalidades ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa; facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas; contribuir para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista; praticar a autogestão como forma de aprimorar a participação do cooperado no processo decisório; obter melhores resultados econômico-financeiros; incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social; e aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.

Segundo o superintendente técnico-operacional do Sescoop/RS, Gerson Lauermann,

“as reuniões devolutivas são uma das etapas do processo de monitoramento e acompanhamento das cooperativas, dentro do programa de Autogestão. O objetivo é apresentar a avaliação econômica e financeira do desempenho das cooperativas participantes. É momento de importância ímpar, onde a cooperativa tem seu desempenho analisado e comparado com cenários elaborados para este fim. Os compromissos do programa são benchmarking, melhoria contínua e transparência da gestão”,

frisa Lauermann.

Já o diretor-executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, considera o programa Autogestão como uma atividade estruturante para o ramo, pois habilita de forma dinâmica uma visão sistêmica das cooperativas, permite uma visão abrangente dos principais indicadores de gestão em tempo adequado e qualifica as informações para tomada de decisão das cooperativas.

“Neste segundo ano de entregas dos resultados, com 33 cooperativas integrantes do programa, estamos recolhendo uma impressão muito positiva quanto à adesão e avaliação das cooperativas e a certeza de que deveremos persistir na perenização do programa junto ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS e as nossas cooperativas afiliadas”,

destaca Feltraco.