Ir para o conteúdo principal

Prêmios reconhecerão iniciativas voluntárias

Um País mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Esse é o objetivo das cooperativas brasileiras ao assumirem para si o papel de estimular o trabalho voluntário e a preocupação com os recursos naturais. O governo brasileiro também está atento a isso e quer reconhecer e premiar iniciativas que contribuam para o voluntariado no País e projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

São as duas premiações: o Prêmio Viva Voluntário, que reconhecerá a atuação de cidadãos e de entidades responsáveis por atividades voluntárias de relevante interesse social e com impactos transformadores; e o Prêmio ODS Brasil, que premiará projetos alinhados com os ODS.

As cooperativas podem participar dessas premiações. Para isso basta acessar os sites e se inscrever. Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, as cooperativas, cada uma fazendo sua parte, têm contribuído com a transformação da realidade das regiões onde se encontram, à medida que geram trabalho, emprego e renda, de forma coletiva.

“O cooperativismo é um modelo econômico que, antes do lucro, vê pessoas. Por isso, acredito que temos grandes chances de mostrar a força do nosso movimento nesses dois prêmios, pois o nosso jeito cooperativo já carrega, em si mesmo, a preocupação de melhorar a qualidade de vida não só dos nossos cooperados, mas de todas as pessoas envolvidas com as cooperativas e que vivem no entorno delas”, avalia o líder cooperativista.

INSCRIÇÕES

As cooperativas interessadas em inscrever suas iniciativas têm até o dia 29/6. Em ambas as inscrições, será necessária a indicação do ODS ao qual o projeto deve estar vinculado. Ambos os editais preveem a participação de cooperativas na categoria organizações sem fins lucrativos.

Prêmio Viva Voluntário: Clique aqui para saber mais e se inscrever

Prêmio ODS Brasil: Clique aqui para saber mais e se inscrever

DIA DE COOPERAR

Aqui no Brasil, as iniciativas transformadoras ganharam um novo estímulo em 2015, quando cooperativas de todos os estados brasileiros abraçaram o Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C e cuja celebração está marcada para o próximo dia 30/6 (leia mais aqui).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB