Ir para o conteúdo principal

Encontro das Frencoops recebe vereadores da Capital

A Ocergs promoveu na manhã desta sexta-feira (27/7), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, o Encontro das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Frencoops) Municipais. O evento reuniu vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre e dirigentes cooperativistas. Na pauta, o discurso foi de mobilização dos parlamentares em busca de apoio em projetos que visem ao desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul.

Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, as cooperativas gaúchas cresceram mesmo num momento de recessão em nosso Estado e no País. “Ressalto, com muito orgulho, que as cooperativas de nosso Estado são responsáveis pela geração de 61,8 mil empregos diretos, o que significa dizer que, mesmo em época de retração econômica, comprovamos que as cooperativas aumentaram seus postos de trabalho”. Perius destaca o crescimento apresentado pelas cooperativas em 2017: “Chegamos a R$ 43 bilhões de faturamento e um incremento de 4,3% em relação ao período anterior”, afirmou.

O presidente da organização cooperativa gaúcha salientou a necessidade de discutir e analisar a relação entre o cooperativismo e os legislativos municipais. “Deve-se ressaltar a importância da política fundamentalista que começa na câmara municipal. O país melhora nas suas estruturas no município, pelos bons prefeitos e pelos bons vereadores é que começa a vida política certa. Os vereadores são a base da célula da comunidade. Nós queremos um Brasil melhor, uma sociedade melhor, uma participação democrática e igualitária de todos, e isso o cooperativismo prega. Portanto, se há uma boa ideia na política e uma boa ideia no cooperativismo vamos somar essas duas concepções que o reflexo positivo se dará na sociedade brasileira”, comentou.

Frencoop de Porto Alegre

O presidente da Frencoop de Porto Alegre, o vereador Márcio Bins Ely, ressalta a necessidade de continuar estreitando a relação entre a Frente e as cooperativas. “Sou um admirador do cooperativismo porque é uma proposta de transformar o mundo em um lugar mais justo e feliz com melhores oportunidades para todos. Une o desenvolvimento econômico e princípios de igualdade e sustentabilidade”, disse o parlamentar, que destacou entre as conquistas alcançadas pela Frente, a Lei 10.278/2007, que institui a Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo e o Cadastro Geral das Cooperativas em Porto Alegre, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito especial para a constituição do Fundo de Apoio ao Cooperativismo (FAC); e o Projeto de Lei 72/2018, que inclui a Educação Cooperativista no currículo das escolas municipais.

Painel sobre ramos do cooperativismo

O Encontro contou com um espaço destinado às apresentações dos ramos Trabalho, Educacional, Habitação e Crédito, com a participação da presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha; presidente da Coeducars, Ricardo Lermen; presidente do Senalba/RS, Antonio Johann e presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Netto Sielichow.

Participaram do Encontro das Frencoops Municipais os vereadores Márcio Bins Ely, Adeli Sell, Dr. Goulart e João Carlos Nedel, além do diretor executivo do Sicredi, Gerson Luis Kunkel e o representante do Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais (Inocoop/RS), Ivar Balconi.