Ir para o conteúdo principal

Sicredi apresenta cases para entidade alemã

A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, com sede em Sarandi/RS, foi uma das representantes do Sistema Sicredi a apresentar seu case à Confederação Alemã de Cooperativas – DGRV. O evento aconteceu hoje (28/11), a tarde no Banco Central, em Brasilia. Outras duas cooperativas do Sicredi também foram convidadas pela entidade alemã, a Sicredi Ouro Verde e a Sicredi João Pessoa, além de três do Sicoob. As cooperativas do Sicredi convidadas são hoje no Brasil, referência de casos estudados pela DGRV sobre o cooperativismo de crédito brasileiro.

A DGRV – Deutscher Genossenschafts- und Raiffeisenverband (Confederação Alemã de Cooperativas), entidade cúpula do cooperativismo alemão, além de suas funções na Alemanha, apoia diversas atividades de desenvolvimento do cooperativismo a nível mundial; as quais têm o intuito de

contribuir para a melhora no desempenho das cooperativas, fomentando avanços das estruturas sociais e econômicas. No Brasil presente há mais de 20 anos, atua com o cooperativismo financeiro, agropecuário e de energias renováveis.

O fomento ao cooperativismo de crédito no Brasil se dá através do Projeto Regional da DGRV para América Latina e o Caribe, e tem como principais finalidades promover a estabilidade geral dos sistemas financeiros nacionais e facilitar à população melhor acesso, de forma mais equilibrada e justa, aos serviços financeiros. O financiamento para realização destas atividades de apoio provém do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha (www.bmz.de).

Como em 2018 se comemorou os 200 anos do nascimento de Friedrich Wilhelm Raiffeisen, pioneiro do cooperativismo de crédito na Alemanha, e no sentido de replicar boas práticas e resultados positivos, a DGRV apresenta alguns estudos de casos, afim de promover conhecimento, fortalecer e desenvolver ainda mais o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC.

Para quem quiser saber mais a respeito do caso, podem acessar pelo link:

http://www.dgrv.org/docs/797.2018-863-Casos-referenciasDGRV.pdf

 

Fonte: Sicredi