Ir para o conteúdo principal

Ocergs realiza primeiro encontro do ano com a Frencoop estadual

Com o objetivo de planejar ações para o ano de 2019, a Ocergs reuniu na manhã de hoje (22/01) na sede do CFPC (Centro de Formação Profissional Cooperativista), em Porto Alegre, deputados integrantes da Frencoop/RS, com o objetivo de projetar as ações que serão iniciadas a partir da posse dos deputados eleitos para a próxima legislatura, que acontecerá no dia 31 de janeiro de 2019. As pautas tratadas durante o encontro foram a reativação da Frencoop estadual e estratégias para a manutenção dos recursos do Sistema S. Elton Weber, atual presidente da Frente, e Zilá Breitenbach, integrante da diretoria, foram recepcionados pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e pelos superintendentes Gerson Lauermann e Norberto Tomasini, além de gerentes e coordenadores.

Com local ainda a ser confirmado, está agendado para o próximo dia 18 de fevereiro, em Porto Alegre, o primeiro de uma série de encontros com parlamentares de todo o país, organizado pela OCB e pelas unidades estaduais do Sistema, um café da manhã que reunirá parlamentares integrantes das bancadas estadual e federal da Frencoop, com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. O encontro servirá para que o Sescoop apresente sua argumentação e monte uma estratégia conjunta com os parlamentares quanto a pauta de manutenção de recursos do Sistema “S”, uma das agendas do governo federal recém empossado e que está gerando debates em todo o país.

A outra pauta foi a reativação da Frencoop estadual, que pelo estatuto da Assembleia Legislativa tem de ser recriada a cada ciclo legislativo. Segundo o atual presidente, Elton Weber, a coleta de assinaturas deverá começar no próximo dia 2 e são necessárias 19 adesões. O deputado acredita que isso não será problema já que no atual mandato houve o apoio dos 55 deputados eleitos, o que demonstra o reconhecimento da relevância econômica e social do setor.