Ir para o conteúdo principal

Ceriluz conquista Prêmio Iasc e é a melhor distribuidora de energia do Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou nessa segunda-feira (25/2), em Brasília (DF), a cerimônia de premiação do IASC 2018 – Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas pelos consumidores residenciais. E mais uma vez, o destaque ficou por conta de uma cooperativa de Infraestrutura gaúcha! A Ceriluz é a melhor distribuidora de energia do Brasil. A Cooperativa da região Noroeste do Rio Grande do Sul, com sede em Ijuí, conquistou o primeiro lugar na categoria “Permissionárias acima de 10 mil consumidores” e, também, o Prêmio IASC Brasil, superando todas as distribuidoras de energia do País.

“Pelo quinto ano as permissionárias estão participando do Prêmio Iasc, a Ceriluz pela quarta vez está entre as finalistas e hoje chegou a nossa vez. Estamos muito felizes por esta conquista”, afirmou o presidente da Cooperativa, Iloir de Pauli, ao receber os troféus e certificados, acompanhado pelo vice-presidente, Valmir Elton Seifert, e o superintendente da Fecoergs, José Zordan. No Prêmio Iasc 2017, a Ceriluz já havia ficado na segunda posição em sua categoria, mesma colocação de 2014.

Melhor distribuidora de energia do Brasil

O título de melhor distribuidora de energia do Brasil foi alcançado com uma média de satisfação de 85,93%, superando a sua média de 2017, de 82,13%. Na segunda posição ficou a Coopercocal, de Santa Catarina, e em terceiro, a Cermissões, de Caibaté/RS. A Creral, de Erechim/RS, ficou em terceiro lugar na categoria Permissionárias acima de 10 mil unidades consumidoras, com pontuação de 79,43. No total foram 38 permissionárias disputando o prêmio, que obtiveram uma média geral de aprovação de 73,37%. Esse número é maior que a média de aprovação das 54 concessionárias participantes, que foi de 66,10%.

Das 15 melhores distribuidoras do País, 14 são cooperativas – dez cooperativas tiveram conceito Excelente e apenas uma concessionária com conceito Excelente. Além da Ceriluz, Cermissões e Creral, também integram essa lista a Creluz-D (Pinhal/RS), Certel (Teutônia/RS), Coprel (Ibirubá/RS) e Cooperluz (Santa Rosa/RS).

Média geral dos índices avaliados das cinco cooperativas:

– Qualidade percebida: 75,84 – Concessionárias 66,10

– Valor percebido (relação custo-benefício): 38,27 – Concessionárias 32,23

– Satisfação global: 73,37 – Concessionárias 66,10

– Confiança no fornecedor: 73,08 – Concessionárias 65,34

– Fidelidade: 43,55 – Concessionárias 32,28.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists, no período de 17 de setembro a 14 de dezembro de 2018. Foram entrevistados 23.446 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 608 municípios atendidos pelas 92 distribuidoras, sendo 54 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela Aneel desde 2000, o Iasc retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. As permissionárias participam da pesquisa desde 2014, período no qual a Ceriluz sempre esteve entre a cinco melhores cooperativas do Brasil.

O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, destacou que o prêmio é realizado há 16 anos e possui uma metodologia madura. “O Iasc já é uma tradição no setor elétrico e representa uma avaliação sob o olhar atento do consumidor, que está cada vez mais exigente por um serviço de qualidade e cabe a nós, como órgão regulador, exigir esse nível de excelência no serviço”, disse.

O diretor-ouvidor da Agência, Rodrigo Limp, ressaltou que o prêmio Iasc representa voz do consumidor de energia elétrica, além de ser um indicador que ajuda a agência a aprimorar os processos de fiscalização e regulação. “Não podemos esquecer que o objetivo maior é a busca contínua pela melhoria da qualidade do serviço e que, nesse sentido, o Iasc é um importante instrumento de avaliação”, afirmou.

Confira abaixo a lista de todas as vencedoras: