Ir para o conteúdo principal

Valorização do ser humano: estratégia para o sucesso

Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), foi um dos principais convidados da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) e participou da abertura do evento. A ACI tem um importante papel na defesa e preservação dos princípios do cooperativismo, promovendo intercâmbios e melhores práticas entre os cooperados em mais de 100 países ao redor do mundo. A presença da liderança internacional foi um dos pontos altos da mesa, pois tratou justamente da estratégia e dos desafios para setor.

Durante sua palestra, Ariel falou que um dos desafios está na valorização e cuidado com o ser humano – que é parte essencial da dinâmica do cooperativismo. Segundo o presidente, este deve ser o primeiro passo para alcançar o desenvolvimento econômico e social por meio da atividade cooperativista.

Ariel apontou que o modelo vem sendo procurado pelos jovens, que enxergam as cooperativas como uma oportunidade não apenas para seu crescimento profissional e pessoal, mas também para contribuir com o bem-estar do ambiente em que vivem.

O presidente da Aliança também destacou que estava muito feliz em participar do evento e por fazer parte da celebração histórica dos 50 anos de existência do Sistema OCB ao lado do presidente do Sistema, Márcio Lopes de Freitas.

Confira a íntegra do que ele disse:

Do ponto de vista do cooperativismo global – um movimento que representa mais de 1.200 bilhão de pessoas – nossos desafios estão diretamente relacionados aos mesmos que enfrentamos como humanidade. Em primeiro lugar, temos de cuidar da casa: a casa comum, a casa global. Como definiu Papa Francisco, essa casa hoje está em risco, pois não estamos agindo como deveríamos. Consumimos sem responsabilidade e, assim, contribuímos para que os produtores rurais produzam da mesma maneira. Nesse sentido, o cooperativismo, a OCB, através desses 50 anos, tem dado claros sinais que há uma forma diferente de consumir e gerar.

Em segundo, precisamos cuidar de quem vive nesta casa: o ser humano, que sempre deve ser o centro de nossos objetivos. Somos um movimento humano, guiado por princípios e valores, com padrões internacionais. Nos diferenciamos por justamente priorizar o desenvolvimento do ser humano acima de tudo.

É tão comum vermos modelos econômicos que priorizam e valorizam o capital. Nós não negamos o capital, ele é necessário – dependemos dele como empresas. Nossas empresas devem um retorno à economia e à sociedade. Mas entendemos que o núcleo de todos os objetivos e preocupações tem que ser o ser humano e não o capital. Nesse sentido, vem nossa grande preocupação com o trabalho do futuro: quais serão os novos desafios, as formas de trabalho para os jovens que estarão ingressando nos próximos 10 ou 15 anos.

Para evoluir neste sentido, temos trabalhado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho. Já tivemos conversas profundas com seu diretor-geral, Guy Ryder, e ele nos disse que enxerga as cooperativas como verdadeiras incubadoras de novas formas de trabalho. Isso é real. Todos os dias, jovens elegem o modelo cooperativo como organização. Eles entendem que o modelo permite o desenvolvimento profissional, agregando também o desenvolvimento de todo seu entorno.

Ninguém pode realmente viver uma vida feliz, de respeito ao meio ambiente – uma vida completa, plena e realizada se o meio ambiente e suas comunidades não estão se desenvolvendo de forma sustentável. Se não houver desenvolvimento, permanecemos cercados apenas pelas crises que temos enfrentado em todo o mundo.

Fonte: Sistema OCB