Ir para o conteúdo principal

Sistema Unimed-RS propõe reflexão sobre saúde, diversidade e futuro

Pela primeira vez o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS reunirá em uma mesma edição dois de seus principais palcos de debates: o Simpósio das Unimeds do Rio Grande do Sul (SUERGS) e o 10º Fórum Instituto Unimed.

Nomes de relevância nacional e internacional estarão de 15 a 17 de maio no Theatro São Pedro para debater sobre saúde, diversidade e futuro.

Abrindo a programação, dias 15 e 16 de maio acontece o SUERGS, evento para dirigentes da Unimed-RS que incentiva o desenvolvimento de lideranças cooperativas através de temas e pensadores de destaque.

São presenças confirmadas no Simpósio o CEO do Grupo Reserva Rony Meisler, o navegador Amyr Klink, o venezuelano especialista em futurismo José Luis Cordeiro, o médico e professor de neurologia da Faculdade de Medicina da UFRGS Pedro Schestatsky, o Coordenador Nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Primários de Portugal Henrique Botelho e o expoente do cooperativismo nacional Roberto Rodrigues.

“Este ano é especial, conseguimos reunir dois eventos importantes para conectar diversos temas e propor aos públicos presentes, reflexões e novos caminhos de inovação e sustentabilidade, pois acreditamos na força transformadora da pluralidade de opiniões para desenvolver lideranças inteligentes e cooperativas”, avalia José Milton da Cunha Mirenda, diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Unimed Federação/RS e diretor responsável pela realização do SUERGS.

Dia para reflexão no 10º Fórum Instituto Unimed

Um dia inteiro dedicado ao diálogo e a reflexão. Assim será o Fórum Instituto Unimed, evento gratuito e aberto ao público que chega à sua décima edição no dia 17 de maio reunindo pensadores e personalidades para provocações sobre cultura, diversidade e futuro.

Como já é tradicional, o evento selecionou alguns dos principais nomes críticos do país em dois diferentes painéis para abordar questões importantes para formar uma sociedade mais crítica e mobilizada. Além de personalidades brasileiras, o Fórum Instituto Unimed traz a Porto Alegre o escritor americano de best-sellers Leonard Mlodinow. O físico, matemático e colunista do The New York Times conhecido por suas obras “O Andar do Bêbado” e “Subliminar”, vem ao Brasil para falar sobre o pensamento flexível, tema de “Elástico”, seu mais recente livro lançado no final de 2018.

O autor encerra o evento com palestra às 15h30 seguida de sessão de autógrafos. Antes, mediando todos os encontros do dia, o jornalista Rodrigo Bocardi acompanha, pela manhã, o filósofo Luiz Felipe Pondé e o jornalista, professor e escritor Juremir Machado da Silva para uma conversa sobre “Cultura: passado, presente e futuro”.

À tarde, Bocardi recebe o ator, produtor e escritor Lázaro Ramos, a jornalista Flávia Cintra e a psiquiatra, psicóloga e filósofa Viviane Mosé para um bate-papo no painel “Diversidade: diálogos sobre a inclusão”.

Essa é a décima edição do evento que tem como característica a busca de aproximação da sociedade com temas de destaque. As inscrições são gratuitas. “Sempre buscamos trazer temas que estejam em voga nas principais rodas de debate do país buscando oportunizar à sociedade a possibilidade de discussão de forma irrestrita”, lembra Alcides Mandelli Stumpf, diretor do Instituto Unimed/RS.

As inscrições são gratuitas e limitadas de acordo com a lotação do teatro e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2UTaNBe.

 

 

Confira a programação completa:

Dia 15/05 –  SUERGS

Palestra Magna ‘Rebeldes têm asas’, com Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva;

 

Dia 16/05 – SUERGS

Amyr Klink – “Empreendedorismo e inovação”

Henrique Botelho – “Gestão da atenção primária em saúde (Portugal)”

José Luis Cordeiro – “O futuro não é como costumava ser”

Pedro Schestatsky – “A um passo da eternidade” e apresentação de cases da Unimed

Roberto Rodrigues – “O cooperativismo no Brasil”

 

Dia 17/05 – 10º Fórum Instituto Unimed/RS

10h30 – Painel Cultura: passado, presente e futuro

Juremir Machado da Silva (escritor, professor e jornalista)

Luiz Felipe Pondé (filósofo e escritor)

Gilberto Schwartsmann (médico oncologista e presidente da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul)

Mediação: Rodrigo Bocardi

 

14h – Painel Diversidade: Diálogos sobre a Inclusão

Lázaro Ramos (ator, produtor e escritor)

Flávia Cintra (jornalista)

Viviane  Mosé (psiquiatra, psicóloga e filósofa)

Mediação: Rodrigo Bocardi

 

15h30 – Painel Futuro: o pensamento flexível

Leonard Mlodinow (físico, matemático, escritor e roteirista)

Mediação: Dr. Alcides Stumpf e Dr. Nilson May

 

17h – Encerramento

Sessão de autógrafos com Leonard Mlodinow