Ir para o conteúdo principal

Internet da Creral chega em mais 14 comunidades rurais

A Creral entregou no dia 18 de maio o serviço de internet via fibra ótica para mais 14 comunidades rurais, localizadas nas encostas dos rios Ligeiro e Peixe, nos municípios de Sananduva e Floriano Peixoto. A solenidade foi realizada na comunidade Mão Curta, em Sananduva, e faz parte do projeto Internet Rural, criado pela Cooperativa para atender as famílias rurais num processo de inclusão social.

O projeto inaugurado atenderá inicialmente 69 famílias e 14 telecentros comunitários. Cada telecentro contará com sinal de internet livre para o uso dos moradores, uma parceria que contou com o apoio das prefeituras de Sananduva e Floriano Peixoto, do Sicredi e da Cresol. Em seu pronunciamento, o diretor da Creral, Edilson Guzzo, disse que até chegar às comunidades o projeto foi desafiador. “Desde a fase de projeto, reuniões com os associados e construção levou um ano para ser concluído. Devido à geografia do terreno e à distância foi necessário instalar uma central de distribuição do sinal e a construção de 45 quilômetros de rede de fibra ótica, mais a colocação de uma centena de postes, numa região de morros e rios”, explicou Guzzo.

O valor investido foi de R$ 250 mil e teve a participação financeira dos associados, da Creral Energia, das prefeituras de Sananduva e Floriano Peixoto, da Sicredi Altos da Serra e da Cresol Sananduva. O projeto inaugurado vai beneficiar as comunidades: Nossa Senhora de Lurdes, São Jorge, Santa Gema, Sasso, São Paulo da Cruz, Mão Curta, Batata, Betânia, Navegantes, Anita Garibaldi, Rio Ligeiro Alto, Rio Ligeiro Baixo, Jacutinga e São Lourenço.

Mais de mil famílias rurais atendidas

Atualmente, a Creral atende 17 mil clientes. A partir de 2014, a Cooperativa incorporou o serviço de internet em seu portfólio de negócios, com a criação a Creral Telecom, empresa de distribuição de sinal de internet por meio de fibra óptica, que já atende mais de mil famílias rurais, em 103 comunidades de 20 municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral