Ir para o conteúdo principal

Top of Mind reconhece cooperativas

Às vésperas de completar três décadas, a pesquisa Top of Mind 2019, realizada pelo Grupo Amanhã e Engaje Pesquisas, demonstra o alcance das marcas das cooperativas no imaginário da população gaúcha. Onze cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito e Saúde são destaques em 12 categorias distintas, reforçando mais uma vez a presença do sistema cooperativo estadual entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos. A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa quinta-feira (23/5), na Sogipa, em Porto Alegre.

Unimed: a maior cooperativa de Saúde do mundo 

No Brasil, a saúde é universal desde a Constituição Federal de 1988. Entretanto, a incapacidade desse sistema público de saúde de atingir todos os grupos populacionais, aliada à baixa qualidade de alguns serviços, abriu o caminho para o surgimento de uma rede de planos privados de saúde, que cresceu simultaneamente com o sistema público. As cooperativas ocupam a maior parte do mercado, sendo a Unimed a maior rede de assistência médica do Brasil e o maior sistema cooperativo médico do mundo.

E o reconhecimento à importância da marca “Unimed” é percebido através da pesquisa. O sistema cooperativo de saúde figura em cinco categorias: Plano de Saúde (1° lugar, com 60,2% das menções), Clínica Médica (1° lugar, com 15,3%), Laboratório de Análises Clínicas (3° lugar, com 5,7%), Plano Odontológico (3° lugar, com 6,6%) e Empresas em que gostaria de trabalhar (15° lugar, com 1,3%).

Uniodonto: Odontologia cooperativa

Quando o assunto é Plano Odontológico, a Uniodonto é a marca mais lembrada no Rio Grande do Sul. Com 9,8% de citações, a cooperativa de Saúde consolida seu propósito de levar atendimento de qualidade a um custo justo para a população gaúcha. “A Uniodonto atua através de ações sociais, como nosso atendimento móvel realizado dentro das empresas parceiras e com a população em geral em grandes eventos públicos”, ressalta o presidente da Uniodonto Federação, Irno Pretto.

Sicredi: Relacionamento com as comunidades

Na seção Serviços do Top of Mind, não há grife que vença o Sicredi no interior na categoria Cooperativa de Crédito. A cooperativa de Crédito atinge 71% de lembrança da marca fora da capital e região metropolitana. Para o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, o diferencial está justamente na atuação local, o que fortalece os vínculos com cada comunidade em que a cooperativa atua. “O Sicredi estabelece uma relação muito forte com os seus associados, tanto no interior como em áreas metropolitanas. Esse respeito às identidades locais contribui para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da comunidade”, explica Port.

O Sicredi é o primeiro nome na memória do consumidor gaúcho desde a criação da categoria em 2012. E nesta edição, a marca aparece com 68,9% da lembrança dos gaúchos. Além disso, o Sicredi também é a sexta marca mais referida na categoria Banco de Atacado, com 3% das menções.

A Unicred e o Sistema Cooperativo do Brasil – Sicoob, que inaugurou em 2017 a sua primeira agência em Porto Alegre, também aparecem na relação das empresas mais lembradas na categoria Cooperativa de Crédito, em terceiro e quinto lugares, respectivamente.

Agro cooperativo

Campeã invicta no segmento Queijo desde sua inclusão na pesquisa, há nove anos, a Santa Clara lidera a categoria com 33,1% da lembrança dos entrevistados. A categoria também conta com a presença da Languiru, a quinta marca mais lembrada, com 2,5% de citações. Na categoria Doce de Leite, a Cooperativa Piá figura na segunda posição, com 24,8% de referências; na categoria Leite estão a Piá (2°, com 24,3%), Santa Clara (3°, com 10,8%), Dália (4°, com 9%) e Languiru (6°, com 5,6%).

Quando o assunto é vinho e espumante, as cooperativas também marcam presença na memória dos gaúchos. Na categoria Vinho, as Cooperativas Vinícolas Garibaldi e Aurora figuram na terceira e quarta posições, com 7,8% e 6,7%, respectivamente. Na categoria Espumante, a dobradinha das cooperativas vinícolas se repete, com a Garibaldi na quarta posição (6,8%) e a Aurora na quinta colocação (6,3%).

As Invictas do Top

A Unimed, com 26 vitórias, e a Santa Clara, vencedora há nove anos, são as marcas cooperativas campeãs invictas do Top of Mind.

Love Brands

Realizada pela primeira vez, a Love Brands RS mostrou que o Sicredi foi a nona empresa mais amada no ranking geral do Top 20, com 43,9% na categoria Cooperativa de Crédito, enquanto que a Unimed aparece na 12ª posição, na categoria Plano de Saúde, com 42,2%. O termo foi criado em referência às marcas que ultrapassam a habitual relação entre cliente e empresa e passam a ser essenciais na vida do consumidor. Uma instituição é considerada love brand quando o seu nome é apontado, sem ajuda ou estímulo, como o mais amado pelo público, ressaltando a criação de vínculo com os associados, as experiências positivas com os serviços e a vantagem de estar ao lado da cooperativa.

Sobre o Top of Mind 2019

Para a 29ª edição do Top Of Mind foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 75 anos. A coleta das informações ocorreu entre 15 de fevereiro e 20 de março 2019, em 32 municípios que integram as sete mesorregiões do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).