Ir para o conteúdo principal

Cooperconcórdia participa do Seminário Internacional de Cooperativismo

A fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai, reconhecida como Região Missioneira trinacional e berço do cooperativismo latino-americano, foi palco do Seminário Internacional de Cooperativismo. A 2ª edição do evento ocorreu nos dias 21 e 22 de junho, em Encarnación, no Paraguai, e reuniu lideranças cooperativistas, pesquisadores, estudiosos e estudantes dos 3 países.  Promovido pela Universidad Autónoma de Encarnación – UNAE, contou com o apoio do INCOOP – Instituto Nacional do Cooperativismo do Paraguai, da Rede CIDIR – Rede Internacional de Universidades, Febap – Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai, Cooperativas e de outras entidades.

O tema central do evento centrou-se no cooperativismo como ferramenta de inclusão e desenvolvimento, que contou no painel magistral com a participação de lideranças expoentes do cooperativismo dos três países. Pelo Brasil,  foi painelista o Sr. Alexandre Dall’Agnese, Diretor Presidente da Cooperconcórdia de Santa Rosa, que abordou temas sobre a estrutura, organização e funcionamento do cooperativismo brasileiro e apresentou a cooperativa Cooperconcórdia.

A programação contou com uma exposição de cooperativas da região e apresentação de resultados de estudos e pesquisas sobre o cooperativismo no ambiente internacional, com destacada participação de trabalhos brasileiros. Um dos estudos expostos foi sobre o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo,  apresentado pela Sra. Greici Darniele de Freitas, que é associada da Cooperconcórdia e Acadêmica do Curso de Superior em Gestão de  Cooperativas da Unijuí (em convênio com Sescoop/RS).

Para Dall’Agnese, o evento serviu para apresentar e divulgar a trajetória e trabalho desenvolvido pela Cooperconcórdia, aproximando e integrando as experiências cooperativas de ambos os países, valorizando as contribuições que o cooperativismo tem gerado para a inclusão e a promoção do desenvolvimento.

Para o cooperativista Pedro Luís Büttenbender, professor da Unijuí, um dos organizadores do evento e participante da comitiva brasileira, as iniciativas empreendidas revelam a importância das práticas inovadoras na gestão de cooperativas em ambos os países, referenciadas na qualificação de seus dirigentes e quadros coletivos, e confirmam a importância das parcerias das cooperativas com as universidades, como centros de pesquisa e de formação de novas competências para o sistema. O professor destaca, ainda, que a cooperação e a rede internacional de pesquisadores, educadores, gestores, instituições e organizações cooperativas somam para o empoderamento das cooperativas e ampliam ainda mais os seus aportes ao desenvolvimento.

O evento contou também com atividades paralelas promovidas pela Rede CIDIR, Plenária Internacional da FEBAP e vários outros temas que posicionam esta região de fronteira como estratégica para o desenvolvimento futuro de cada um dos países.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperconcórdia