Ir para o conteúdo principal

Ijuí recebe doações da Campanha do Agasalho da Ceriluz

No dia 6 de julho a Ceriluz comemorou a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo. Como ação principal, promoveu um café da manhã e visita à obra da PCH Sede II Centenária. A data, no entanto, também representou o desfecho da Campanha do Agasalho promovida entre os colaboradores, visando arrecadar roupas, calçados, cobertores e alimentos não perecíveis, para doação a famílias carentes do município de Ijuí. Entre os dias 17 de junho e 6 de julho, pontos de coleta foram disponibilizados na Cooperativa. Todos os colaboradores foram convidados a doar agasalhos, em boas condições de uso, para repassar a famílias cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social de Ijuí – SDS.

O saldo foi positivo e o repasse dos donativos à Secretaria aconteceu no dia 9 de julho. Participaram do ato os diretores da Ceriluz, Romeu Ângelo de Jesus e Sandro Lorenzoni, e o secretário adjunto da SDS, Jorge Martins. “Nós ficamos muito agradecidos quando as empresas se dedicam, quando as pessoas que trabalham nessas empresas se esforçam e fazem esse trabalho comunitário, porque tudo isso vem para somar. Tudo que arrecadamos é destinado às famílias que tem cadastro conosco, para famílias que precisam”, disse Martins, que informou ainda que nesse ano já foram arrecadadas mais de 21 mil peças de agasalhos, além dos alimentos. Conforme explicou o secretário adjunto, esses donativos passam por triagem e posteriormente são repassados para as famílias que procuram a secretaria. Outra medida que está sendo adotada nesse inverno é a prática do Varal Solidário, onde a secretaria vai até os bairros de Ijuí e monta varais onde cada pessoa pode escolher a roupa que precisa.

A campanha realizada pela Ceriluz nesse ano em alusão ao Dia de Cooperar – Dia C, foi intitulada “O Cooperativismo que Constrói”. “Temos a convicção de que pequenas ações cooperativas, como essa da campanha do agasalho, também constroem uma sociedade melhor”, acredita Romeu Ângelo de Jesus, um dos coordenadores da ação. Para Sandro Lorenzoni, também engajado na organização, “são pequenas iniciativas individuais que, ao se unirem, coletivamente, promovem uma avalanche de boas ações, com reflexos na comunidade”. As ações contaram com o apoio do Sescoop/RS.