Ir para o conteúdo principal

Ocergs debate vigilância 24 horas em instituições financeiras

A Ocergs reuniu no dia 19 de julho, em conjunto com a prefeitura de Bento Gonçalves e o Sistema de Crédito Cooperativo do RS, na Casa das Artes de Bento Gonçalves, vereadores e prefeitos da região de Bento Gonçalves para, juntamente com dirigentes e técnicos do Sicredi e da Ocergs, debater a legislação municipal que trata da vigilância 24 horas em instituições bancárias públicas e privadas ou cooperativas de crédito a manterem uma vigilância armada em tempo integral. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, do presidente da Sicredi Pioneira RS, Tiago Schmidt, do presidente da Sicredi Serrana RS, Marco Balbinot, do conselheiro do Sicoob Meridional, Sadi Donazzolo, e ainda, com a participação do deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS, do presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualo:o e do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.

O prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin, destacou o fato de ter sido o prefeito que sancionou a lei municipal, e que sua ação foi em defesa da segurança da população. “Sou cooperativista convicto, pela forma como se relaciona com a comunidade. Mas estamos aqui discutindo a segurança, e isso é o ponto do debate”, lembrou. Disse ainda que quando da sanção, foi levado em questão a segurança dos munícipes. Por fim, disse que as questões de monitoramento remoto e outros aspectos de segurança, poderão e deverão ser importantes para o debate sobre a legislação que está em vigor em Bento Gonçalves.

Os representantes das cooperativas de crédito Sicredi Pioneira RS, Sicredi Serrana RS e Sicoob Meridional alertaram para a presença nas comunidades das cooperativas de crédito, onde a questão econômica tem igual destaque para a questão social, sendo que a vida das pessoas e dos associados das cooperativas está sempre em primeiro lugar. Alertaram também sobre a importante presença das cooperativas de crédito em municípios de todo o Rio Grande do Sul, sendo que a viabilidade econômica das unidades são sempre analisadas quando da decisão de permanência ou de nova instalação em municípios.

O deputado Elton Weber disse que a legislação vigente cumpre um clamor popular, e que é compreensível que os vereadores, assim como os deputados, atentem para questões como estas, onde a segurança é debatida. Disse ainda que, como ocorre na Assembleia Legislativa, as argumentações das partes envolvidas precisam ser ouvidas. “Quando a questão da segurança das agências bancárias e dos vigilantes foi colocada em pauta, ficamos atentos a isso. Mas temos que verificar também o que as instituições bancárias e cooperativas de crédito estão fazendo e ponderar, antes de apresentarmos e votarmos temas como esses”, destacou Weber.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, alertou para a existência da lei municipal para segurança armada por 24 horas e, paralelamente, a lei federal que obriga a ter segurança monitorada nesse modelo à qual as cooperativas de crédito e redes bancárias já estavam adaptadas.

Representando a Central Sicredi Sul/Sudeste, o assessor jurídico Tiago Machado discorreu sobre os aspectos legais da norma em discussão, e os responsáveis pela área de segurança das cooperativas, Wagner Gotardo e Ricardo Golder, apresentaram as medidas que o Sicredi vem tomando para minimizar os impactos da criminalidade. Tiago Machado discorreu ainda sobre todas as medidas de segurança que a cooperativa está tomando, o que tem reduzido os índices de acessos dos criminosos aos numerários. Salientou que a maior das preocupações do Sicredi é com a segurança de seus colaboradores, terceirizados e associados. A questão da viabilidade econômica também foi esclarecida, já que em caso de presença de vigilantes por 24h nas unidades de atendimento, a manutenção de algumas agências poderá ser inviabilizada em função dos altos custos.

Participaram da reunião os prefeitos de Guaporé, Valdir Fabris; de Pinto Bandeira, Adair Ferrari; de São Valentim do Sul, Geri Macagnan, além do prefeito em exercício de Cotiporã, Ivaldo Wearich. O município de Garibaldi foi representado pelos secretários municipais Dalci de Pauli e Fernando Romio; Farroupilha foi representado por Paulo Fabiano. Estiveram presentes os vereadores de Bento Gonçalves, Anderson Zanella, Élvio Atzler de Lima, Sidnei da Silva e Volnei Christófoli, além de representantes dos vereadores Jocelito Tonie e Paulo Cavalli; de Novo Hamburgo, vereadores Cristiano Coller e Ênio Brizola. De São Francisco de Paula, o vereador Agostinho André Arnhold. Os deputados estaduais integrantes da Frencoop/RS, Sérgio Turra e Fran Somensi, estiveram representados por suas assessorias.

O capitão da Brigada Militar, Diego Caetano de Souza, explicou algumas dificuldades encontradas na comunicação das agências com as instituições de segurança e o vereador de Bento Gonçalves, Anderson Zanella, autor da lei municipal em vigência em Bento Gonçalves, explicou que na época da apresentação da proposição não foi feito debate que esclarecesse os pontos abordados durante o encontro deste dia.

Formação da Frencoops municipais
Outra pauta abordada no encontro foi a criação de Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo nas Câmaras Municipais de Vereadores da região, em função da importância do setor para a economia dos municípios. Vergilio Perius disse que a Ocergs está à disposição dos vereadores para orientações quanto à instalação da Frencoop.