Ir para o conteúdo principal

SomosCoop concorre ao prêmio Brasil Design Award

O movimento SomosCoop está concorrendo na categoria Design de Impacto Positivo no prêmio Brasil Design Award! A votação popular vai até 16 de agosto. Que tal tirar dois minutinhos do dia pra votar e compartilhar com a sua rede? É só clicar neste link: http://bit.ly/2ym8c5u.

BRANDING SOMOSCOOP

O Sistema OCB, entidade que representa e fomenta o cooperativismo no Brasil, trouxe um grande desafio: tornar o cooperativismo conhecido e melhor compreendido no País. Este modelo de negócio beneficia, direta ou indiretamente, mais de 25% da população brasileira. Apesar de grande relevância ele não era reconhecido no País. Havia também a necessidade de despertar o orgulho em quem faz o cooperativismo acontecer. A solução foi criar um movimento com uma identidade forte e proprietária. Uma marca que possibilitou o engajamento, que fortaleceu a causa e está gerando reconhecimento. Uma bandeira que todos puderam levantar: cooperados, cooperativas e o Sistema OCB.

Junto com os stakeholders escrevemos o propósito do cooperativismo: “Transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”. E para entregar esse propósito, nada mais forte que um movimento. Criamos uma identidade forte e alinhada com uma estratégia global. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) tem um logotipo “coop” para fortalecer o movimento no mundo e que pode ser usado por seus parceiros. Apostamos numa versão própria para as cooperativas brasileiras, o SomosCoop. Uma marca que traz um ícone que lembra a nossa bandeira e suas cores e a palavra “somos” para trazer o senso de pertencimento ao grupo.

As ações começaram dentro do Sistema OCB e junto às cooperativas, conquistando o engajamento dos colaboradores e cooperados. A organização cooperativa nacional produziu uma websérie, que foi filmada de norte ao sul do País, contando histórias de transformação protagonizadas pelo cooperativismo. Emoção e geração de sentimento de pertencimento em todos que trabalham com este modelo de negócios, com apresentações, workshops e presença nos principais eventos sobre cooperativismo do País. A OCB construiu relacionamentos mais próximos com cooperativistas dos quatro cantos do Brasil. Após um ano de esforços para unificar e fortalecer o novo discurso do cooperativismo, a unidade nacional começou a se voltar para fora. Era chegada a hora de estampar nossa causa nos produtos e serviços das cooperativas. O carimbo SomosCoop veio para mostrar para a sociedade variedade de tudo o que esse modelo de negócios é capaz de oferecer e sua presença e relevância no mercado.

A estratégia foi atuar de dentro pra fora, usando a força da rede para disseminar o movimento. A estratégia tem dado certo e os resultados são vistos em todo Brasil. Várias cooperativas do País estão usando o SomosCoop e impulsionando a adesão das demais. A Unimed, maior cooperativa de Saúde do mundo, a Coamo e a Frimesa, gigantes do setor de alimentos, além do Sicredi e diversas outras cooperativas de grande relevância nacional já estão disseminando o orgulho de ser coop. E, com isso, o movimento tem ganhado visibilidade. Além disso, o SomosCoop está presente nas redes sociais. Temos várias provas que conseguimos despertar o orgulho em quem faz parte do movimento. Acreditamos que, num futuro próximo, o cooperativismo terá um reconhecimento muito maior no Brasil.

Participe da votação e ajude o SomosCoop a conquistar o prêmio Brasil Design Award, na categoria Design de Impacto Positivo. Vamos juntos mostrar a força do nosso movimento!