Ir para o conteúdo principal

Sicredi Alto Uruguai conquista prêmio de liderança jovem nas Bahamas

O Programa Líder Jovem, iniciativa desenvolvida pela cooperativa Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG para estimular o espírito de liderança em jovens foi um dos cases do Sicredi vencedores do Wycup, nesta quarta-feira, durante a Conferência do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), realizada nas Bahamas. “A premiação é resultado de um contínuo trabalho de desenvolvimento pessoal dos participantes. A conquista é dedicada a todos os associados, que fazem parte da Cooperativa, que participam e fazem de programas como esse ter sentido e fazerem a diferença na sociedade”, afirma Micheli Thiesen, colaboradora da cooperativa que apresentou o projeto no evento. As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do SESCOOP.

Os participantes do Líder Jovem passam por diferentes módulos de formação, conduzidos por profissionais de universidades ou integrantes da cooperativa, e são estimulados a desenvolver as bases do cooperativismo, princípios da educação financeira, além de aprenderem sobre dicção, oratória e empreendedorismo, entre outros assuntos. Após cada módulo, os participantes são envolvidos em ações sociais nos municípios e recebem orientações para criar uma empresa fictícia. Além do Líder Jovem, outros dois projetos representaram o Rio Grande do Sul no Wycup:

Cooperativas Escolares – Programa da cooperativa Sicredi Ouro Branco RS, de Teutônia, tem como intuito desenvolver a liderança e o empreendedorismo nos jovens. Thaís Christ, que entrou na unidade como jovem aprendiz e hoje atua como colaboradora, comenta: “Desde 2016, as cooperativas escolares participam da educação de aproximadamente oito mil estudantes nos municípios de Teutônia, Estrela, Montenegro e Nova Santa Rita, que, juntas, somam 22 educandários”.

Conselho Jovem – constituído na cooperativa Sicredi Pioneira, de Nova Petrópolis, capital nacional do cooperativismo. O projeto tem como objetivo desenvolver e capacitar os jovens que participaram das cooperativas escolares, para que eles promovam ações de cidadania, cooperação e liderança em suas comunidades. “O conselho jovem é formado por 14 pessoas, com idades entre 17 e 25 anos, oriundos de cooperativas escolares, além de dois membros estatutários da Sicredi Pioneira,” destaca Heloísa Helena Lopes, vice-presidente da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Central Sicredi Sul/Sudeste